Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta Aberta à Igreja | Decanato do Colégio Cardinalício

COLLEGII CARDINALIUM DECANATUS
_____________

Cidade do Vaticano, 20 de Setembro de 2023.

Irmãos e irmãs em Cristo Jesus,

_____Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom; o seu amor dura para sempre (Sl 107, 1).

_____A todo o povo de Deus ao qual escrevo esta carta, minha calorosa e afetuosa saudação cordial, na companhia da Virgem Maria Santíssima, a Mãe Auxiliadora e do Glorioso São José, nosso pai na fé. Escrevo esta carta com profunda gratidão em meu coração, pois estou prestes a iniciar um merecido período de férias, o primeiro após três anos de reabilitação e incardinação presbiteral, dois anos de serviço apostólico episcopal e dois anos de serviço no Colégio de Cardeais, dos quais os últimos cinco meses durante dois pontificados foram dedicados ao papel de Decano. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar minha mais sincera apreciação a todos vocês.

_____Nestes dois anos, tenho sido testemunha de um espírito de colaboração, respeito e carinho que transcendeu todas as expectativas. Cada um de vocês, com sua dedicação e devoção à Igreja, contribuiu de forma inestimável para a nossa missão comum de servir a Deus e à humanidade. É inspirador ver como a diversidade de talentos, perspectivas e experiências dentro do Colégio de Cardeais se unem em prol do bem comum, mas não seria diferente, pois já nos dizia o Apóstolo Paulo, porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, especificamente um só corpo, assim também com respeito a Cristo (1Cor 12, 12).

_____Agradeço a cada um de vocês por seu apoio inabalável e amizade durante meu tempo como Decano. É com profunda humildade que olho para trás e vejo o que alcançamos juntos. Que nossos laços continuem a se fortalecer e que nossa unidade em Cristo permaneça firme, independentemente das mudanças que o futuro possa trazer. Neste momento, também desejo estender minhas mais calorosas boas-vindas ao novo Decano do Colégio de Cardeais, Dom Gabriel Souza Cardeal Giovanelli. Tenho plena confiança em sua liderança e sei que ele servirá com dedicação e sabedoria. Encorajo todos vocês a apoiá-lo da mesma forma que me apoiaram, e estou certo de que o Colégio de Cardeais continuará a prosperar sob sua orientação.

_____Por fim, quero expressar minha mais profunda gratidão ao nosso amado Papa Otávio Augusto por ter depositado sua confiança em mim a continuidade no serviço de Decano. Sua liderança inspiradora tem sido uma graça para a Igreja e para todos nós. Agradecer por sua orientação e apoio constantes, que foram fundamentais para o sucesso do nosso trabalho aqui no Colégio de Cardeais. Que o Espírito Santo o ilumine e inspire à medida que embarcamos neste novo capítulo emocionante de nossa jornada na fé, lembrando sempre de pedir ao Senhor da Messe que o vosso amor divino esteja conosco e lidere nossas atitudes e ações, porque como nos afirma o Apóstolo João, nós amamos porque Ele nos amou primeiro (1Jo 4, 19).

_____Neste espírito de gratidão e esperança, desejo a todos vocês vitórias abundantes e que o Espírito Santo continue a iluminar nosso caminho à medida que continuemos a servir a Igreja e a humanidade. Que Deus, em Sua infinita sabedoria, continue a nos guiar e a abençoar nosso Colégio Cardinalício e toda a Santa Igreja.

_____Com profunda gratidão e vitórias fraternais,
D. Frei Hugh Foix-Castelbon cardeal Laurie, OFM
Por providência divina e da Santa Sé Apostólica,
Cardeal-bispo di Óstia
DECANO DO COLÉGIO DE CARDEAIS