Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Motu Proprio ''Congregatio pro Concilium Vaticanum'' | Pelo qual se cria a Congregação Romana para o Concílio Vaticano I

          

BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI

MOTU PROPRIO
''CONGREGATIO PRO CONCILIUM VATICANUM''
DO SUMO PONTÍFICE
BENEDICTVS

PELO QUAL SE CRIA A CONGREGAÇÃO PARA O CONCÍLIO VATICANO I

    Aproximando-se da reta final do Concílio Vaticano I, sendo o primeiro a realizar durante a historicidade de nossa Santa Igreja, tendo por inspiração o Espírito Santo de Deus que por vezes guia e orienta a Barca de São Pedro para que não pereça diante das tempestades advindas, vejo por bem estabelecer a criação de uma nova Congregação Romana sendo esta mais um fruto deste Sacro Concílio. Desse modo, no pleno exercício de nossa autoridade apostólica ORDENAMOS o que se segue:
  • A criação oficial da Congregação para o Concílio Vaticano I, enquanto Congregação pertencente à Cúria Romana, tendo como principal objetivo defender e estabelecer em toda a Igreja as decisões conciliares de modo que esta mesma Congregação seja responsável pela salvaguarda dos patrimônios espirituais e temporais deste Concílio. Cabe a esta Congregação Romana o direito e o dever de fazer valer com vigor as novas leis estabelecidas pelo Concílio de modo que possui plena autoridade para impedir canonicamente aqueles que demonstrarem ou concretizarem atitudes contrárias as que foram por Nós ensinadas, através da inspiração do Divino Espírito Santo reunido junto ao Colégio Apostólico.
 Dessarte, por meio deste Motu Proprio, os clérigos e fiéis fiquem cientes da missão e propósito desta recém-criada Congregação ao passo que suplico-lhes suas mais copiosas orações em prol dos trabalhos conciliares que se concluem e serão benéficos a toda a Igreja.

Sem mais, rogo a intercessão de Santa Maria, Mãe de Deus, para que interceda por nós e pela Igreja, afim de que seja um instrumento de servidão ao povo de Deus que padece de bons pastores.

Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 04 dias do mês de Abril do ano de 2022, segundo de nosso Pontificado.

+ Benedictvs Pp.
Pontifex Maximvs