Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Homilia do Papa Lúcio | Por ocasião da Celebração da Paixão do Senhor

LVCIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI


Vaticano, 14 de Abril de 2023.

Veneráveis Cardeais, Bispos, Sacerdotes e Diáconos, Seminaristas e Religiosos, caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, saudações e bênçãos no Senhor!

Nesta Sexta-feira da Paixão, celebramos com tristeza a morte de Cristo na cruz, pela salvação de todos nós e pela remissão dos pecados. Deus amou de tal modo o mundo que enviou Seu Filho unigênito para padecer na Cruz por nós. Hoje recordamos dolorosamente a vitória da hipocrisia humana e o mal que a alienação religiosa pode causar em nosso meio. Diante do sofrimento causado pelos homens o Senhor se manteve firme em Seu propósito até o fim. Ele sabia que a Sua missão ainda não havia sido cumprida.

Neste sentido, irmãos e irmãs, diante de tal prova de amor, cabe-nos neste dia refletir sobre o nosso papel e sobre nossas atitudes enquanto cristãos e seguidores de Cristo. Estamos verdadeiramente seguindo os passos do Senhor? Até que ponto amo e confio no meu Deus? Estou amando e adorando o Senhor ao passo de entregar minha vida por Ti, como Cristo o fez? Ou apenas me recordo de Deus nos momentos de angústia e aflição? Hoje é dia de por na balança a nossa relação com Deus e pesá-la.

No dia em que a morte parece ter vencido a vida, o Senhor nos proporciona refletir a imensidão do Seu amor incondicional ao passo que mostra-nos por meio de Suas palavras e ações que Ele está cada dia mais próximo de nós. Cabe-nos a abertura do coração para acolhê-lo e experimentá-lo todos os dias de nossas vidas.

Assim sendo, amados irmãos e irmãs, nesta Sexta-feira da Paixão, Jesus bate à nossa porta e deseja entrar, agora em Sua glória, ressuscitado, quer habitar no nosso íntimo e reinar em nossos corações e em nossa existência para que então possamos cantar, jubilosos: Vitória, tu reinarás! Ó Cruz, tu nos salvarás!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em Cristo Jesus;

+ Lvcivs Pp.
Sumo Pontífice

Homilia do Papa Lúcio em 14 de Abril de 2023, por ocasião da Celebração da Paixão do Senhor, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.