Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Homilia do Papa Lúcio | Por ocasião da Páscoa do Senhor

LVCIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI


Vaticano, 15 de Abril de 2023.

Veneráveis Cardeais, Bispos, Sacerdotes e Diáconos, Seminaristas e Religiosos, caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, saudações e bênçãos no Senhor!

Nesta Noite Santa em que Cristo venceu, por sua ressurreição, a morte, nós vossos filhos junto de toda a Igreja celebramos o triunfo de Cristo sobre o pecado. Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira! Alegremo-nos, Jesus ressuscitou!

Quão inefável é para nós o Mistério da Ressurreição, no qual o Senhor nos proporciona a graça de Sua presença salvadora e nos concede o Seu perdão e a graça de também ressuscitarmos com Ele num corpo glorioso. Quão grande é o amor de Deus por nós de modo que nunca se aparta de nosso meio.

Hoje celebramos o principal Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, ao vivenciarmos ao longo destes dias sua trajetória terrestre. Quanto sofrimento o Senhor passou por nós até a chegada ao Calvário. Mas, Deus honrou a sua fé e a sua missão e provou-nos Seu amor quando nos enviou o Cristo para ser o Cordeiro imolado, o Messias, o nosso Salvador e Redentor.

Também neste dia realizo a minha Páscoa, não eterna, mas a Páscoa, enquanto passagem, deste Pontificado para o próximo. O Senhor me convida a navegar por águas mais profundas preparando-me para o encontro definitivo com o Pai. Sinto-me totalmente agradecido pelo apoio, carinho e fidelidade com que todos carregaram comigo a minha cruz ao longo deste 7 meses de Pontificado. Sou verdadeiramente grato e não encontraria palavras para externar neste momento o quanto os amo, os quero bem e o quanto estarão sempre presentes em minhas orações. Assim, como Papa Emérito, garanto a todos minhas orações e preces cotidianas de modo que cuidarei da Igreja por meio da oração, agora retirado do vosso meio. Que o Senhor me ajude e me conduza nestes últimos momentos de vida, para que também eu possa dar testemunho vivo de Sua graça libertadora e da Sua palavra que não passa.

Desde já desejo a todos nesta Noite Santa, uma abençoada Páscoa, que Cristo Ressuscitado se faça presente em nossa vida e em nossas ações, hoje e sempre. Ó morte, tu estás vencida, pelo Senhor da vida!

Que Cristo nos santifique para a Sua honra e glória pelos séculos sem fim!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em Cristo Jesus;

+ Lvcivs Pp.
Sumo Pontífice

Homilia do Papa Lúcio em 15 de Abril de 2023, por ocasião da Páscoa do Senhor, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.