LVCIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
A Excelentíssima Senhora Governadora Amy Fakingit,
saúde e bênção apostólica.
Jubiloso recebi de bom grado em meio as correspondências papais a vossa carta referente as propostas de governo para a sua gestão no Governatorato Vaticano, ao passo que emociona-me o amor, o zelo e sobretudo a sua consciência laical com que abordou cada tema retratado no seu plano de governo. Na Igreja pós-conciliar, queremos que os leigos e sobretudo as mulheres e minorias, obtenham cada vez mais espaço e voz dentro e fora de nossos muros, assim como Nossa Senhora, a primeira Discípula Missionária, tão ouvida e respeitada, digna de nossa mais sincera e humilde veneração.
Nesse sentido, parabenizo-a pelo senso e empatia em decidir acolher aqueles que refugiados de seus países, procuram local de paz para recomeçar as suas vidas trazendo em suas bagagens apenas a fé e a confiança no Senhor. Junto de Vossa Excelência me prontifico a abrir as portas do Vaticano para acolher todos aqueles que necessitam de nossos cuidados e atenção. Congratulo-a também pelos nobres gestos de diplomacia com que se propõe a estabelecer com as outras nações, de modo que o diálogo, a harmonia, a paz e o respeito às normas básicas para a garantia da vida humana desde a sua concepção sejam assegurados e invioláveis.
Por fim, desde já manifesto minha gratidão pelos primeiros trabalhos de manutenção, restauração e reformas que o Governatorato vem desempenhando no Vaticano, a fim de preservar a história e a arte que possuímos e ao mesmo tempo garantir a comodidade e os direitos básicos aos moradores de nosso pequeno país.
Concedo-lhe enfim, a minha pia Bênção Apostólica, recomendando-a em minhas orações à maternal proteção de Maria, nossa Mãe Santíssima, para que interceda por vós e pela missão que assumiu em benefício da Santa Madre Igreja de Deus e a exemplo dela e de tantas outras mulheres santas e honradas seja exemplo de amor e com feminilidade e ternura seja protagonista na luta do reconhecimento do importante papel da mulher na Igreja.
Dado em Roma, junto ao Bem-Aventurado Apóstolo Pedro, no Gabinete Pontifício, aos 17 dias do mês de Janeiro do Ano Mariano de 2023, primeiro de nosso Pontificado.
Em Cristo Jesus;
+ Lvcivs Pp.
Pontifex Maximvs