DOM LEONARDO DALL OSTO GÄNSWEIN
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCHIEPISCOPUS TITULARIS URBI SALVIA
PREFEITO DA CASA PONTIFÍCIA
SECRETÁRIO PESSOAL DE SUA SANTIDADE
Aos que esta lerem, saúde e bênção da parte de Deus, Nosso Pai!
A Prefeitura da Casa Pontifícia, por meio desta nota, expressa um desejo de Sua Santidade, o Papa Lúcio. Desde o início de seu Pontificado, o Santo Padre se ausentou do Palácio Apostólico, a residência oficial dos Papas, por motivos de restauração e reformas e estava residindo então junto ao Séquito Papal no Palácio de Verão, na Vila de Castel Gandolfo, na Itália.
Estando notificados ao decorrer desta semana pelo Governatorato do Vaticano sobre a conclusão das obras no Palácio Apostólico, comunicamos o retorno do Santo Padre ao Vaticano como sua residência fixa, novamente. A mudança ainda deve ocorrer dentro de alguns dias. Informamos ainda que após o retorno do Santo Padre ao Vaticano, o Palácio de Castel Gandolfo se manterá fechado com acesso permitido apenas aos funcionários e terceiros que desempenharão serviços de manutenção no local. Desse modo, permanece sendo a residência de verão e férias do Santo Padre.
A nova residência do Papa, também deve se tornar um local estritamente pessoal e portanto, a visitação bem como as audiências privadas devem ocorrer com hora previamente marcada por meio da Prefeitura da Casa Pontifícia. Ressaltamos ainda que a manutenção, a contratação de funcionários e a segurança do edifício devem ficar a cargo do Governatorato Vaticano, como de costume.
Dado no Gabinete da Prefeitura da Casa Pontifícia, aos 17 dias do Ano Mariano de 2023, sob o Pontificado de Sua Santidade, o Papa Lúcio I.
+ Leonardo Dall Osto
Prefeito da Casa Pontifícia