Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta de Envio | Cardeais Missionários ao Brasil

 

LVCIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

Ao Sacro Colégio de Cardeais, 
saúde, paz e bênção apostólica!

A Igreja, por essência, deve ser missionária. Enviada por Deus a todas as gentes para ser «sacramento universal de salvação», a Igreja, por íntima exigência da própria catolicidade, obedecendo a um mandato do seu fundador, procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens. Já os próprios Apóstolos em que a Igreja se alicerça, seguindo o exemplo de Cristo, «pregaram a palavra da verdade e geraram as igrejas». Aos seus sucessores compete perpetuar esta obra, para que «a palavra de Deus se propague rapidamente e seja glorificada (2 Tess. 3,1), e o reino de Deus seja pregado e estabelecido em toda a terra. [1]

O Papa Paulo VI dizia aos jesuítas em 1974 que eles na condição de missionários não deveriam ficar fechados em um convento, mas ir para as encruzilhadas da história como desde o início da congregação fora feito. Também Francisco ensina que é preciso agir com ternura e delicadeza. Foi assim que desde o início os apóstolos e discípulos, com sua fragilidade, diante dos mais diversos perigos e incertezas, viviam a alegria como fruto do Ressuscitado; e isso levava-os a não ficarem parados, fechados no cenáculo.

Tendo isso em vista, e desejando fortalecer o vínculo de unidade, cooperação e de missionariedade da Igreja, para que o autêntico apostolado virtual ocorra com eficácia, decidi de bom grado FECHAR TEMPORARIAMENTE a Cúria Romana e ENVIAR EM MISSÃO os Cardeais da Santa Igreja para o Brasil, com exceção do Cardeais Dom Carlos Montanna e Dom Marcus Antonius Di Vegesela, que ficarão em Roma para auxiliar o Santo Padre naquilo que for mais urgente.

São eles:

D. Gabriel Pedro de Alcântara Card. Orleans e Bragança
D. Joseph Card. Ghislieri  (observando o período de licença do mesmo)
D. Ângelo Card. Lucianne 
D. Gregório Andreolli Card. Magnus (que já é o Núncio brasileiro e deverá organizar os trabalhos da missão)
D. Gabriel Souza Card. Giovanelli (observando o período de licença do mesmo)
D. Jorge Card. Orsini
D. Elcy Card. Arboitte 
D. Eugênio Card. Pacelli

O tempo de missão durará entre os dias 06 à 31 de outubro do presente ano. Os Cardeais missionários ficarão sob a jurisdição do Arcebispo de São Paulo e do Núncio Apostólico.

Após a publicação deste decreto os Cardeais estão dispensados da Cidade do Vaticano e já devem partir em missão.

Em Cristo Jesus;

+ Lvcivs Pp.
Sumo Pontífice

_________________________

[1] Conc. Ecum. Vat. II, Decr. Sobre a atividade Missionária da Igreja Ad Gentes 1