Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Encíclica Papal ''Vocationem Fraternitatis'' | Aos cristãos do orbe virtual

PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

ENCÍCLICA PAPAL
''VOCATIONEM FRATERNITATIS''

AOS CRISTÃOS DO ORBE VIRTUAL

Publicação póstuma redigida pelo Papa Pio, encontrada entre seus documentos, preparada por ocasião da efeméride de Exaltação da Santa Cruz – 14 de Setembro.

A quem desta ler a minha Benção Apostólica e votos de paz, saúde, e felicidade.

Meus irmãos em Cristo! Somos chamados por Nosso Senhor a sermos UM. Somos UM! Nosso Senhor Jesus Cristo padeceu na Santa Cruz por nós e nossos pecados. Sua dor, seu sacrifício nos tornam UM. Sua entrega de amor à humanidade nos torna UM. O lenho da Santa Cruz é para nós a marca de nossa Salvação. Através desta remissão somos chamados a sermos Santos! “Sede santos, porque Eu Sou santo!” (Cf. 1 Pe. 1:16). 

A santidade não está na perfeição, mas na busca por sermos bons filhos. A santidade está no reconhecimento de que somos falhos, e através deste olhar, repensarmos nossas vidas. O ser humano é falho. Nós erramos, nós pecamos. Mas Deus em sua infinita misericórdia nos estende sua mão de amor, de vida e nos convida a santidade.

Somos UM! Isto não significa que devemos pensar da mesma forma, agir da mesma forma ou sermos iguais. Mas sim que devemos compreender que somos todos pecadores, todos falhos, todos filhos de Deus e buscamos o mesmo objetivo, retornar ao Pai em santidade e serenidade. Cada povo, cada cultura, cada crença, cada indivíduo, cada um de nós têm suas convicções, seus olhares sobre o mundo, e sua história. Mas por sermos UM, nossa missão é sempre colaborar uns com os outros. Viver Cristo é viver seus passos. É ter compaixão, é abraçar o excluído, é alimentar o faminto, acolher uns aos outros como irmãos, apesar de nossas diferenças e divergências. 

Assim como Nosso Senhor nos da o exemplo acolhendo a mulher samaritana, acolhendo os pecadores, os cobradores de impostos, os marginalizados e os apresentando ao Pai, possamos também como igreja acolher. Abraçar! Como UM. Pois é o que somos. “Embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro.” (Cf. Rm. 12:5).

Com o sacrifício de Cristo, o Pai nos mostra que somos UM. O sacrifício pascal da morte pela cruz é a maior prova de amor do Criador para com sua criação. E através deste ato de compaixão somos igualados todos. Cada ser humano, independente de sua crença, seu povo, sua nação, sua língua, sua cor, sua classe social. A remissão dos pecados, a salvação, é para todos. E através do sacrifício que a Santa Cruz representa, de entrega e serviço, somos chamados a essa Salvação! “E alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!” (Cf. Mc. 8:34). 

Oxalá que todos vivessem em paz, harmonia e fraternidade. Pois, se todos nos almejamos adentrar o paraíso, lá conviveremos juntos! O que nos impede de sermos compassivos e viver desde já a fraternidade que desfrutaremos na eternidade? “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” (Cf. Sl 133:1). Para adentrarmos o Reino de Deus é necessário que nos despojemos de todas as nossas vaidades, orgulho, egoísmo e todo o sentimento que atravessa nossa alma e nos impede de conviver em fraternidade com nossos irmãos. 

É através da Santa Cruz que somos chamados a ser remidos de nossos pecados. Porém, apenas seremos verdadeiramente UM quanto tomarmos nossa cruz e seguirmos Cristo Nosso Senhor na entrega a Deus Pai e no sacrifício de amor e vida! Viver em Cristo é morrer para o mundo! “...porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” (Cf. Fp. 1:21).

Amados irmãos, nossas vidas são um sopro breve. Uma poesia escrita por Deus. A morte é a certeza do ser humano, e devemos estar preparados para sermos chamados ao Reino de Deus. Lembremo-nos do exemplo de Santo Expedito, pisoteando o corvo que a ele grasnava “amanhã” (cras), e bradou convicto “HOJE” (hodie). Estejamos prontos hoje! A brevidade da vida nos pega de surpresa. Realizemos, pois, um trabalho bem feito, orando e trabalhando, a exemplo de Santo Ignácio de Loyola: “Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe se como tudo dependesse de si”. 

Somos chamados à fraternidade. Somos chamados a sermos UM em Cristo. Amem uns aos outros! Se amem! Amem! Amem! Amém. Vivam Cristo. Sejam Cristãos! Quando a noite da vida chegar, deveremos estar prontos para adentrar o Reino de Deus com o coração puro. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” (Cf. Sl. 51:10). Cristo é amor e viver a Cristo é viver seu amor. Um coração puro ama, perdoa e cuida. Um coração puro é um coração que segue a Cristo e vive seu Santo Evangelho. 

Amados filhos e filhas, como pai eu peço perdão. Perdem-me minhas falhas, perdoem-me não ter sido o pai que a Igreja tanto precisa. O Ministério Petrino consome. É um verdadeiro sacrifício, mas um sacrifício de amor e entrega a Santa Madre Igreja. Sou grato a Deus Pai, Todo-Poderoso por ter me dado esta vida ao lado de todos vós. Eu os amo a cada um e a todos. Se fosse eu chamado ao Pai Celeste hoje, partiria feliz de ter vivido convosco, meus Irmãos em Cristo. Amados, como irmão em Cristo eu me regozijo por estar convosco. Lembrem-se, meus irmãos em Cristo, que o amor prevaleça! Lembrem-se, somos chamados a sermos irmãos, chamados a sermos fraternos, chamados a sermos UM! Que Cristo seja a nossa inspiração e exemplo. Nosso mestre e Senhor! 


+ Pivs Pp.
Pontifex Maximvs

Publicação post mortem através da Câmara Apostólica, em Tempe Sede Vacante.