Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta "Insania fidei" | Sobre a heresia do puritanismo


CONGREGATIO PRO DOCTRINA FIDEI

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

INSANIA FIDEI

Um alerta sobre heresias que envolvem condições parar se crer, poder ou realizar algo.

   Se viu necessário -depois de um episódio que um clérigo colocava suas condições acima do ser- ser ressaltado por meio desta carta da Congregação para a Doutrina da Fé, os perigos das heresias que no itinerário percorrido pela Igreja já existiram e podem ainda ter resquícios destas ou ou parecidas com estas ideias heréticas que comprometem a fé e a comunhão com a Igreja de Cristo.
   A ideia que sobrepõe as condições do ser humano e o pecado -deve-se lembrar que o ser humano foi machado pelo pecado original e está sujeito a pecar, ele caminha para a santidade rumo a Jerusalém Celeste-, com o intuito de uma igreja pura e sem pecadores. O que a exemplos dos Donatistas era inaceitável tanto a questão de admitir ou readmitir alguém a fé, quanto na questão da administração sacramental dos clérigos pela condição qual se encontravam.
   Heresias de todo tipo levam se não ao pecado, a segregação, uma divisão não somente dos clérigos, também dos leigos, enfim de toda Igreja, estas por outra via podem levar a apostasia e o abandono da fé pode decorrer até mesmo da excomunhão do indivíduo ou de todo grupo que comungar da mesma ideia, isto não se atém somente a heresias que envolvem a doutrina, mas dogmas, tradições, enfim, há uma lista de heresias que se deve tomar cuidado, o contraponto é o estudo da fé, é dever se informar e ter a fé bem fundamentada para não acreditar em quaisquer coisa ou pessoa que se apresentar com uma "boa ideia" ou "bom argumento".
   Por sua vez esta carta está não para ameaçar, mas sim como um alerta geral para orientar os clérigos de todos os graus da ordem, religiosos e religiosas, consagrados, leigos, a toda Igreja, que se tome cuidado não somente com este modelo de heresia, pois deve-se tomar cuidado com todas as outras que possam fazer mal a fé de modo com que rompa parcialmente ou com toda por completo -lembrando que o rompimento parcial da fé também pode significar ela por completo, pois o Cristo não se aceita pela metade-. É necessário se ater a todas coisas o quanto for possível, para que não sendo divisor da fé e motivo de condenação ao inferno, ocorra o contrário disto, isto é, o zelo para com a unidade da Igreja de Cristo, mantendo a comunhão na fé, nos ensinamentos, na doutrina, enfim, no próprio Cristo para que permaneça o caminhar na justiça, no amor, na fraternidade e na santidade rumo a pátria definitiva.

Et hvmilis in Domino servus,

+ 𝓙𝓸𝓼𝓮𝓹𝓱 𝓡𝓪𝓽𝔃𝓲𝓷𝓰𝓮𝓻 𝓒𝓪𝓻𝓭. 𝓖𝓱𝓲𝓼𝓵𝓲𝓮𝓻𝓲
Pref. da Congregação para a Doutrina da Fé