Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta "Adventus et Departures" | Sobre a admissão e a readmissão de clérigos


APOSTOLICUM ROTAE ROMANE TRIBUNAL
SUPREMO TRIBUNAL DA ASSINATURA APOSTÓLICA

ADVENTUS ET DEPARTURES

Na qual se dirige a todos os clérigos e candidatos sobre as situações de admissões e readmissões no clero, qual cada indivíduo e situação será tratado de forma particular.

   Na carta anterior deste Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica: "Ministerialis Derelictio, sobre o abandono do ministério", qual se dirigia á todos os clérigos para maior e melhor orientação sobre seus: direitos de licenças; e o abandono do ministério e suas consequências. Esta deixa claro os deveres, direitos e consequências para ou, em tomar certas decisões perante a vida eclesial, porém há uma maior necessidade a ser suprida, na qual se encontra paralela a esta e a não se pode deixar passar despercebido, que é sobre: "Adventus et departures, sobre a admissão e a readmissçao de clérigos".
   As novas diretrizes dirigem, os novos formadores, os prefeitos responsáveis e o Santo Padre -o Papa Bento-, estão guiando e estudando cada caso de forma particular, pois: é averiguado o histórico do indivíduo; motivações quais quer retornar -isto não significa que será aceito-; o "por que" saiu, o tempo que ficou fora e a causa; os conhecimentos adquiridos; e o que estes acharem conveniente e necessário para julgar a situação. Sendo assim tratado de modo particular e severo casos de cisma e excomunhão -seja vindo de outro clero ou retornando a este-, os mesmos sempre se encontrarão exonerados de seus antigos postos e encargos, podendo até mesmo retornar como seminaristas, independentemente de suas competências e capacidades.
   Esta se dirige não somente para sanar dúvidas e preocupações de todos para com a Igreja de Cristo, também para orientar e tornar cientes de todos aqueles que quiserem adentrar ou serem readmitidos. Estas instâncias e burocracias não estão para dificultar, sim para que se mantenha a constância dos cumprimentos dos deveres, zelando pela ordem, moral e a ética dos clérigos e da Igreja, na caridade por aqueles que aqui ajudam neste árduo trabalho. Se tornando óbvio a preocupação pelos candidatos que se apresentam, tanto por suas intenções quanto por seu bem estar que o inclina.

+ Joseph Eugênio Ratzinger Ghislieri +
Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica