Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Congregação para os Bispos | Decreto de Suspensão

 

 

CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS

«O Filho de Deus aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. Tendo chegado à perfeição, tornou-se causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem» (cf. Hb 5,8-9).

Nós Bispos somos convocados para manifestar essa verdade central, pois estamos vinculados diretamente a Cristo, Bom Pastor. A missão que nos é confiada, como Mestres da fé, consiste em recordar, como o mesmo Apóstolo das Gentes escrevia, que o nosso Salvador «quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade» (1Tm 2, 4-6). Esta é a finalidade, e não outra, a finalidade da Igreja, a salvação das almas, uma a uma. Por isso o Pai enviou seu Filho, e «como o Pai me enviou, também eu vos envio» (Jo 20,21). Daqui, o mandato de evangelizar: «Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo» (Mt 28,19-20). São palavras simples e sublimes nas quais estão indicadas a obrigação de pregar a verdade da fé, a urgência da vida sacramental, a promessa da contínua assistência de Cristo à sua Igreja.

Dom Tomás Bourbon, deixando seus trabalhos pastorais de lado acabou caindo nas lábias de Satanás, e para recuperar o bispo, decretamos 10 dias de suspensão. Neste 10 dias Tomás não poderá celebrar os sacramentos, viverá em recolhimento e não portará as insígnias sacerdotais e episcopais. 
A verdade supõe um conhecimento claro da mensagem de Jesus, transmitida graças a uma compreensível linguagem inculturada, mas necessariamente fiel à proposta do Evangelho.

Por fim, desejamos que seja frutuoso esse tempo de recolhimento para Tomás Bourbon e que ele seja fiel ao Santo Padre por meio de suas promessas presbiterais e episcopais. 

+ Ronaldo Souza Skol Araújo Júnior 
Prefeito da Congregação para os Bispos.