POR MERCÊ DE DEUS E DESTA SÉ APOSTÓLICA
REITOR PARA O SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Nada acontece por acaso, e sim por obediência ao Senhor. Todos os anos, Elcana ia com sua família de Ramá a Siló para cumprir seu voto e sacrificar ao Altíssimo. Ele não somente levava isso a sério, como também ensinava aos seus filhos como agir diante da lei do Senhor: obedecer. Infelizmente, muitas famílias genuinamente salvas não se importam em dar à sua descendência o exemplo com os assuntos relacionados ao Pai!
Resultado: os filhos tornam-se malcriados na fé e pouco se diferenciam dos perdidos. Alguns até os excedem nas práticas pecaminosas. Ora, temos de defendê-los do ensino do mundo, obtido nas escolas, pois, nos dias de hoje, a imoralidade é ministrada por quem deveria ser padrão de bom comportamento. As coisas estão ficando difíceis, e, se os salvos em Cristo não ensinarem os filhos a temer a Deus, eles os verão nos mais depravados erros.
O modernismo de hoje não é novidade. As grandes civilizações do passado caíram exatamente por isso. Sob um governo forte, a nação prospera, mas, ao mesmo tempo, enquanto as coisas vão ficando fáceis, os cidadãos passam a se entregar à iniquidade. Os cristãos precisam examinar o que ocorre nas salas de aulas, onde professores ensinam que não tem problema praticar sexo antes do casamento. Cuide dos seus filhos, ou eles se perderão!
Do mesmo modo, é necessário alertá-los sobre pornografia, uma vez que, na internet, muitos se dizem “mestres” nesse assunto, mas não passam de corruptores. Há algum tempo atrás, isso daria processos rigorosos e uma pena severa, mas, hoje em dia, serve de gargalhadas a quem sequer saiu da infância. É um verdadeiro crime o fato de as autoridades fecharem os olhos para isso, bem como ao incentivo à ideologia de gênero. Misericórdia!
Elcana levava toda a sua casa em um trajeto que levava quase um dia para ser feita, a pé ou sobre o lombo de jumentos. Até então, cavalos não eram conhecidos em Israel, e isso só veio a ocorrer quando Salomão reinou. Era costume juntar várias famílias para a viagem, por causa de hienas, lobos e até leões. Os mais abastados usavam os jumentos e os outros iam a pé. A família de Elcana se compunha das duas mulheres e quatro crianças. Todo ano eles iam à festa.
A educação na fé no Senhor era diária, como Moisés havia ensinado: E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas (Dt 6.6-9). Eles levavam a fé a sério!
Elcana era um homem que fazia votos a Deus, e todo ano ia cumpri-los no tabernáculo de Siló. Seus familiares aprenderam desde cedo a temer o Senhor, cumprindo Suas ordens e fazendo o que Lhe era agradável. Naquele ambiente de fé, Ana viu que, apesar da outra ter mais filhos, o Pai estava lhe dando condições de ter um que superaria os outros! Creia e viva!
Em Cristo, com amor.