Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Livreto Celebrativo | Eucaristia Neocatecumenal


LIVRETO CELEBRATIVO
LIVRARIA EDITORA VATICANA
CÓPIA PARCIAL OU IMPARCIAL PROIBIDA POR PLÁGIO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®
CIDADE ESTADO DO VATICANO


EUCARISTIA NEOCATECUMENAL

Igreja Matriz de Santa Luzia - 10.09.2021
22h30h | Roma



1. Reunido o povo, o sacerdote dirige-se ao altar com os ministros, durante o canto de entrada.

CANTO DE ENTRADA

SE O SENHOR NAO CONSTRÓI A CASA
EM VAO TRABALHAM OS CONSTRUTORES

SE O SENHOR NAO GUARDA A CIDADE
EM VÃOO VIGIAM AS SENTINELAS
SE O SENHOR NAO GUARDA A CIDADE

SE O SENHOR NAO CONSTRÓI A CASA
EM VÃO TRABALHAM OS CONSTRUTORES

EM VÃO VOS LEVANTAIS ANTES DA AURORA
O REPOUSO RETARDAIS, PARA CONSEGUIR O PÃO
DEUS O DÁ AOS SEUS AMIGOS ENQUANTO DORMEM
DEUS O DÁ AOS SEUS AMIGOS ENQUANTO DORMEM

SE O SENHOR NAO CONSTRÓI A CASA
EM VÃO TRABALHAM OS CONSTRUTORES

DOM DO SENHOR NÃO OS FILHOS
SÃO COMO FLECHADAS NAS MÃOS DE UM GUERREIRO
OS FILHOS DA JUVENTUDE

SE O SENHOR NAO CONSTRÓI A CASA
EM VÃO TRABALHAM OS CONSTRUTORES

FELIZ O HOMEM QUE TEM CHEIA A SUAS ALJAVA
NÃO TEMARÁ QUANDO CHEGUEM
A SUA PORTA OS INIMIGOS

SAUDAÇÃO

2. Chegando ao altar e feita a devida reverência, beija-o em sinal de veneração e, se for oportuno, incensa-o. Em seguida, todos dirigem-se às cadeiras.

Terminado o canto de entrada, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz, enquanto o sacerdote diz:
Pres: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.
O sacerdote, voltado para o povo e abrindo os braços, saúda-o:
Pres: 
A vós, irmãos, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Ass: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo!


ATO PENITENCIAL

Pres: Irmãos e irmãs em Cristo, invoquemos o Senhor nosso Deus para que se digne abençoar esta água que vai ser aspergida sobre nós, recordando nosso batismo. Que ele se digne ajudar-nos para permanecermos fiéis ao Espírito que recebemos.

E, após um momento de silêncio, continua, de mãos unidas, rezando a seguinte fórmula:

Pres: Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que pela água, fonte de vida e princípio de purificação, as nossas almas fossem purificadas e recebessem o prêmio da vida eterna. Abençoai + esta água para que nos proteja neste dia que vos é consagrado, a fim de que nos livre de todos os males e possamos nos aproximar de vós com o coração puro e receber a vossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor. 
Ass: Amém.

Tomando o aspersório, o sacerdote asperge a si mesmo e aos ministros, em seguida ao clero e ao povo, percorrendo a igreja, se for oportuno.

Enquanto isso, canta-se um dos cantos seguintes, ou outro canto adequado.

Voltando à cadeira e terminado o canto, o sacerdote, de pé, voltado para o povo, diz:
Pres: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass: Amém.


ORAÇÃO DO DIA

6. 
Terminado o hino, de mãos unidas, o sacerdote diz:
Pres: 
Oremos.
E todos oram em silêncio, por algum tempo.
Então o sacerdote abrindo os braços reza a oração;
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.


PRIMEIRA LEITURA
7. O leitor dirige-se ao ambão para a primeira leitura, que todos ouvem sentados.
 (Após as leituras, é aconselhável um momento de silêncio para meditação)

Início da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé: a graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço, a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia, porque agia com a ignorância de quem não tem fé. Transbordou a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 

Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.


RESPONSÓRIO

O Senhor é a porção da minha herança!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!”

— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!


MONIÇÃO AO EVANGELHO

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
VOSSA PALAVRA É A VERDADE; SANTIFICAI-NOS NA VERDADE!

11. Enquanto isso, o sacerdote, se usar incenso, coloca-o no turíbulo. O diácono que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa:

Diác: 
Dá-me a tua bênção.

O sacerdote diz em voz baixa:
Pres: 
O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
Diác: Amém.

Se não houver diácono, o sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio:
Pres: 
Ó Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho.

EVANGELHO
12. O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e as velas, e diz:

Diác ou Sac: 
O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:

Diác ou Sac: 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.

Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.

Terminado o Evangelho, o diácono ou o sacerdote diz:
Diác ou Sac: 
Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós, Senhor.

O sacerdote beija o livro, rezando em silêncio: 
Pelas palavras do Santo Evangelho sejam perdoados os nossos pecados.

RESSONÂNCIA

13. Alguns dos presentes dizem o que a Palavra do Senhor tocou neles naquele dia.


HOMILIA

14. Nos domingos e festas de preceito, faça-se a homilia, também recomendável nos outros dias.


SAUDAÇÃO DA PAZ

O sacerdote, estendendo e unindo as mãos, acrescenta:
Pres: A paz do Senhor esteja sempre convosco!
O povo responde:
Ass: O amor de Cristo nos uniu.
Pres:
 No Espírito de Cristo ressuscitado, saudai-vos com um sinal de paz.
E todos se saúdam com o ósculo da paz.


CANTO DE OFERTÓRIO


BENDIREI O SENHOR EM TODO TEMPO,
NA MINHA BOCA SEMPRE O SEU LOUVOR
EU ME GLORIO NO SENHOR
OUÇAM OS HUMILDES E SE ALEGREM

CANTAI COMIGO AO SENHOR
CANTEMOS JUNTOS O SEU NOME
PORQUE PROCUREI O SENHOR E ME ATENDEU
E DE TODO O TEMOR ME LIVROU

BENDIREI O SENHOR EM TODO TEMPO,
NA MINHA BOCA SEMPRE O SEU LOUVOR
EU ME GLORIO NO SENHOR
OUÇAM OS HUMILDES E SE ALEGREM

O ANJO DO SENHOR ACAMPA
EM TORNO DAQUELES QUE O TEMEM E OS SALVA
ESTE POBRE GRITA E O SENHOR ESCUTA
E O LIVRA DE TODAS SUAS ANGÚSTIAS

BENDIREI O SENHOR EM TODO TEMPO,
NA MINHA BOCA SEMPRE O SEU LOUVOR
EU ME GLORIO NO SENHOR
OUÇAM OS HUMILDES E SE ALEGREM

PROVAI E VEDE COMO É BOM O SENHOR
FELIZ O HOMEM QUE SE REFUGIA NELE
MUITAS SÃO AS PROVAS QUE ESPERAM O JUSTO
MAS DE TODAS O LIVRA O SENHOR
GRITA E O SENHOR ESCUTA
SALVA-O DE TODAS AS SUA ANGÚSTIAS

BENDIREI O SENHOR EM TODO TEMPO,
NA MINHA BOCA SEMPRE O SEU LOUVOR
EU ME GLORIO NO SENHOR
OUÇAM OS HUMILDES E SE ALEGREM

OFERTÓRIO

17. Inicia-se o canto do ofertório, enquanto os ministros colocam no altar o corporal, o sanguinho, o cálice e o missal.

18. Convém que os fiéis manifestem a sua participação, trazendo o pão e o vinho para a celebração da Eucarística, ou outros dons para o auxílio da comunidade e dos pobres.

19. O sacerdote, de pé, toma a patena com o pão e, elevando-a um pouco sobre o altar, reza em silêncio:

Bendito sejais, senhor, Deus do Universo, pelo pão que recebemos da Vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano: que agora Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Pão da vida.

Se não houver canto ao ofertório o povo acrescenta a aclamação:

Ass: Bendito seja Deus para sempre!

20. Em seguida, coloca a patena com o pão sobre o corporal. O diácono ou o sacerdote derrama vinho e um pouco d´água no cálice, rezando em silêncio:

Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.

21. Em seguida, o sacerdote toma o cálice e, elevando-o um pouco sobre o altar, reza em silêncio:

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos da Vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano: que agora Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Vinho da Salvação.

Ass: Bendito seja Deus para sempre!

Coloca o cálice sobre o corporal.

22. O sacerdote, inclinado, reza em silêncio:

De coração contrito e humilde, sejamos, Senhor, acolhidos por vós; e seja o nosso sacrifício de tal modo oferecido que vos agrade, Senhor, nosso Deus.

23. Se for oportuno, incensa as oferendas e o altar. Depois o diácono ou o ministro incensa o sacerdote e o povo.

24. O sacerdote, de pé, ao lado do altar, lava as mãos, dizendo em silêncio:
Lavai-me, Senhor, de minhas faltas e purificai-me de meus pecados.


ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

25. No meio do altar e voltado para o povo, estendendo e unindo as mãos, o sacerdote diz:

Pres:  Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Ass: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

Em seguida, abrindo os braços, o sacerdote reza a oração sobre as oferendas;
Pres: Ó Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, concedei-nos, por esta oferenda, render-vos a devida homenagem e fazei que nossa participação na eucaristia reforce entre nós os laços da amizade. 
Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.


ORAÇÃO EUCARÍSTICA II

53. Começando a Oração Eucarística, o sacerdote abre os braços e diz:
Pres: O SENHOR ESTEJA CONVOSCO.
Ass: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
Erguendo as mãos, o sacerdote prossegue:
Pres: CORAÇÕES AO ALTO.
Ass: O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS.
O sacerdote, com os braços abertos, acrescenta:
Pres: DEMOS GRAÇAS AO SENHOR, NOSSO DEUS.
Ass: É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO.
          É NOSSO DEVER E SALVAÇÃO.

O sacerdote, de braços abertos, continua o prefácio.
Pres: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele é a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é o nosso Salvador e Redentor, verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele, para cumprir a vossa vontade e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braços na hora da sua paixão, a fim de vencer a morte e manifestar a ressurreição. Por ele, os anjos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos aos seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:

CANTO
SANTO, SANTO, SANTO

SANTO, SANTO, SANTO
SANTO, SANTO, SANTO

O CÉU E A TERRA
PROCLAMAM, PROCLAMAM A VOSSA GLÓRIA

HOSANA, HOSANA
HOSANA, HOSANA
HOSANA, HOSANA
NO ALTO DOS CÉUS
HOSANA, HOSANA
HOSANA, HOSANA
HOSANA, HOSANA
NO ALTO DOS CÉUS
                
SANTO, SANTO, SANTO
SANTO, SANTO, SANTO
SANTO, SANTO, SANTO
SANTO, SANTO, SANTO

BENDITO O QUE VEM
EM NOME, EM NOME DO SENHOR

HOSANA, HOSANA
HOSANA, HOSANA
HOSANA, HOSANA
NO ALTO DOS CÉUS
HOSANA, HOSANA
HOSANA, HOSANA
HOSANA, HOSANA
NO ALTO DOS CÉUS

SANTO, SANTO, SANTO
SANTO, SANTO, SANTO
SANTO, SANTO, SANTO
SANTO, SANTO, SANTO

102. O sacerdote, de braços abertos, diz:
Pres: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade.

103. Une as mãos e as estende sobre as oferendas, dizendo:
Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito,
     une as mãos e traça o sinal da cruz sobre o pão e o cálice ao mesmo tempo, dizendo:
a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.
     O sacerdote une as mãos.

104. Nas fórmulas que se seguem, as palavras do Senhor sejam proferidas de modo claro e audível, como requer a sua natureza.
Pres: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão,
     toma o pão, mantendo-o um pouco elevado sobre o altar, e prossegue:
ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos.
     Mostra ao povo a hóstia consagrada, coloca-a na patena, fazendo genuflexão para adorá-la.

105. Então prossegue:
Pres: Do mesmo modo, ao fim da ceia,
     toma o cálice nas mãos, mantendo-o um pouco elevado sobre o altar, e prossegue:
ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos.
     Mostra o cálice ao povo, coloca-o sobre o corporal, e faz a genuflexão para adorá-lo.

106. Em seguida, diz:
Pres: Eis o mistério da fé!
     O povo aclama:
Ass: ANUNCIAMOS A TUA MORTE, SENHOR, PROCLAMAMOS A TUA RESSURREIÇÃO. MARANATÁ! MARANATÁ! MARANATÁ!

107. O sacerdote, de braços abertos, diz:
Pres: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos por que nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir. E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

1C: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o papa Bento, com os bispos do mundo inteiro e todos os ministros do vosso povo.

2C: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.

3C: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a virgem Maria, mãe de Deus, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

108. Ergue o cálice e a patena com hóstia, dizendo:
Pres: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

AMÉM, AMÉM, AMÉM.

ORAÇÃO DO SENHOR

Tendo colocado o cálice e a patena sobre o altar, o sacerdote diz unindo as mãos:
Pres: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer...
O sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:
Ass: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje,  perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

O sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos:
Pres: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.
O sacerdote une as mãos. O povo conclui a oração aclamando:
Ass: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

O sacerdote, de braços abertos, diz em voz alta:
Pres: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade.
O sacerdote une as mãos e conclui:
Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
O povo responde:
Ass: Amém.

FRAÇÃO DO PÃO

Em seguida, o sacerdote parte o pão consagrado sobre a patena e coloca um pedaço no cálice, rezando em silêncio:
Pres: Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna.

Enquanto isso, canta-se ou recita-se:
Ass: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Essas palavras podem ser repetidas várias vezes, se a fração do pão se prolonga. Contudo, na última vez se diz: dai-nos a paz.

O sacerdote, de mãos unidas, reza em silêncio:
Pres: Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que cumprindo a vontade do Pai e agindo com o Espírito Santo, pela vossa morte destes vida ao mundo, livrai-me dos meus pecados e de todo mal; pelo vosso Corpo e pelo vosso Sangue, dai-me cumprir sempre a vossa vontade e jamais separar-me de vós.

DISTRIBUIÇÃO DO PÃO

Todos se sentam. Os padres partem o pão e passam o dando a todos. O padre diz: O Corpo de Cristo. O fiel, em pé, diz amém e pega o pedaço do pão e se senta. Então todos adoram o Corpo do Senhor em sua mão. Enquanto isso, canta-se:


COMO SÃO AMÁVEIS
TUAS MORADAS SENHOR
SENHOR DOS EXÉRCITOS
A MINHA ALMA ANSEIA E ANELA
PELOS ÁTRIOS DO SENHOR
ATÉ O PÁSSARO ENCONTRA UMA CASA
A ANDORINHA O SEU NINHO
JUNTO AOS TEUS ALTARES, SENHOR
MEU REI E MEUS DEUS

MEU REI E MEU DEUS
FELIZ QUEM HABITA EM TUA CASA
SEMPRE CANTA OS TEUS AMORES
SEMPRE CANTA OS TEUS AMORES
FELIZ QUEM ENCONTRA EM TI A FORÇA
E EM SEU CORAÇÃO DECIDE
A SANTA VIAGEM

PASSANDO PELO VALE DO PRANTO
ELE O MUDA EM FONTE
CRESCE NO CAMINHO O SEU VIGOR
ATÉ CHEGAR A SIÃO
ATÉ CHEGAR A SIÃO
VALE MAIS UM DIA NOS TEUS ÁTRIOS
QUE MIL DIAS FORA DELES

QUE MIL DIAS FORA DELES
PORQUE ESTAR NA SOLEIRA DA TUA CASA
VALE MAIS DO QUE HABITAR
NOS PALÁCIOS DOS POTENTES

Depois, o presidente diz:
Pres: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Ass: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
Pres: O Corpo de Cristo nos guarde para a vida eterna.
Ass: Amém.
E todos comem o pão, comungando no Corpo do Senhor.

DISTRIBUIÇÃO DO CÁLICE

Um padre leva o cálice ao presidente que o pega e diz:
Pres: O Sangue de Cristo nos guarde para a vida eterna.
Ass: Amém.
E o cálice será passado para todos beberem. Usa-se mais de um cálice.
Enquanto isso, canta-se:


LEVANTO OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES
DE ONDE ME VIRÁ O AUXÍLIO
O AUXÍLIO ME VEM DO SENHOR
QUE FEZ O CÉU E A TERRA
O AUXÍLIO ME VEM DO SENHOR
QUE FEZ O CÉU E A TERRA

NÃO PERMITIRÁ QUE VACILE O TEU PÉ
TEU GUARDIÃO NÃO DORME
NÃO DORME, NEM REPOUSA
O GUARDIÃO DE ISRAEL

LEVANTO OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES
DE ONDE ME VIRÁ O AUXÍLIO
O AUXÍLIO ME VEM DO SENHOR
QUE FEZ O CÉU E A TERRA
O AUXÍLIO ME VEM DO SENHOR
QUE FEZ O CÉU E A TERRA

O SENHOR TE GUARDA À SUA SOMBRA
ELE ESTÁ A TUA DIREITA
DE DIA NÃO TE FARÁ MAL O SOL
NEM A LUA DE NOITE

LEVANTO OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES
DE ONDE ME VIRÁ O AUXÍLIO
O AUXÍLIO ME VEM DO SENHOR
QUE FEZ O CÉU E A TERRA
O AUXÍLIO ME VEM DO SENHOR
QUE FEZ O CÉU E A TERRA

O SENHOR TE GUARDA DE TODO O MAL
ELE PROTEGE A TUA VIDA
ELE GUARDA A TUAS E TRADAS E SAÍDAS
AGORA E PARA SEMPRE


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

55. De pé, junto à cadeira ou ao altar, o sacerdote diz:
Pres: Oremos...
E todos, com o sacerdote, rezam algum tempo de silêncio, se ainda não o fizeram. Em seguida o sacerdote abrindo os braços diz a oração:
Ó Deus, que nutris e fortificais vossos fiéis com o alimento da vossa palavra e do vosso pão, concedei-nos, por estes dons do vosso Filho, viver com ele para sempre. 
Por Cristo, nosso Senhor.
O povo aclama:
Ass: Amém.


BÊNÇÃO FINAL

O sacerdote abrindo os braços, saúda o povo:
Pres: O Senhor esteja convosco.
O povo responde:
Ass: Ele está no meio de nós.

O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai + e Filho + e Espírito Santo +.
Ass: Amém.

56. À despedida, o diácono, ou o próprio sacerdote diz unindo as mãos:
Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!
O povo responde:
Ass: Graças a Deus.


CANTO FINAL

DAYENU - CAMINHO NEOCATECUMENAL

DE QUANTOS BENS NOS CUMULOU-NOS O SENHOR.
DE QUANTOS BENS NOS CUMULOU-NOS O SENHOR.

SE CRISTO NOS TIVESSE FEITO SAIR DO EGITO
E NÃO TIVESSE FEITO JUSTIÇA COM O FARAÓ:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

SE TIVESSE FEITO JUSTIÇA COM O FARAÓ
E NÃO NOS TIVESSE LIBERTADO DE TODOS OS ÍDOLOS:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

SE NOS TIVESSE LIBERTADO DE TODOS OS ÍDOLOS
E NÃO NOS TIVESSE DADO AS SUAS RIQUEZAS:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

SE NOS TIVESSE DADO AS RIQUEZAS DELES
E NÃO TIVESSE ABERTO O MAR PARA NÓS:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

SE TIVESSE ABERTO O MAR PARA NÓS
E NÃO TIVESSE AFUNDADO OS NOSSOS OPRESSORES:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

SE TIVESSE AFUNDADO OS NOSSOS OPRESSORES
E NÃO NOS TIVESSE ABERTO UM CAMINHO NO DESERTO:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

SE NOS TIVESSE ABERTO UM CAMINHO NO DESERTO
E NÃO NOS TIVESSE NUTRIDO COM O PÃO DA VIDA:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

SE NOS TIVESSE NUTRIDO COM O PÃO DA VIDA
E NÃO NOS TIVESSE DADO O DIA DO SENHOR:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

SE NOS TIVESSE DADO O DIA DO SENHOR
E NÃO TIVESSE FEITO CONOSCO A NOVA ALIANÇA:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

SE TIVESSE FEITO CONOSCO A NOVA ALIANÇA
E NÃO NOS TIVESSE FEITO ENTRAR NA IGREJA:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

SE NOS TIVESSE FEITO ENTRAR NA IGREJA
E NÃO TIVESSE CONSTRUÍDO EM NÓS O SEU TEMPLO:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

SE TIVESSE CONSTRUÍDO EM NÓS O SEU TEMPLO
E NÃO NOS TIVESSE ENVIADO O SEU SANTO ESPÍRITO:
ISTO NOS TERIA BASTADO, NOS TERIA BASTADO.
DAYENU, DAYENU, DAYENU.

TANTO MAIS NÓS TEMOS QUE DAR GRAÇAS AO SENHOR! (4X).

QUE NOS FEZ SAIR DO EGITO (2X)
QUE FEZ JUSTIÇA COM O FARAÓ (2X)
QUE NOS LIBERTOU DE TODOS OS INIMIGOS (2X)
QUE NOS DEU AS SUAS RIQUEZAS (2X)
QUE ABRIU O MAR, O MAR PARA NÓS (2X)
QUE NELE AFUNDOU OS NOSSOS OPRESSORES (2X)
QUE NOS DEU UM CAMINHO NO DESERTO (2X)
QUE NOS NUTRIU COM O PÃO DA VIDA (2X)
QUE NOS DEU O DIA DO SENHOR (2X)
QUE NOS DEU A NOVA ALIANÇA (2X)
QUE NOS FEZ ENTRAR NA IGREJA (2X)
QUE CONSTRUIU EM NÓS O SEU TEMPLO (2X)
QUE NOS ENVIOU O SEU ESPÍRITO SANTO PARA O PERDÃO DOS PECADOS (2X)

CRISTO, NOSSA PÁSCOA, ESTÁ RESSUSCITADO (4X)

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA (2X)
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA (2X)
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA (2X)