DOM JORGE CARD. ORSINI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI ÓSTIA
SECRETÁRIO DE ESTADO DO VATICANO
Aos Ministros Ordenados da Igreja que deste nosso deferimento tiverem conhecimento,
saudações e bênçãos no Senhor.
Caríssimos irmãos, há algum tempo, era desejo de Sua Santidade o Papa Leão estruturar na prática os setores administrativos e financeiros desta Secretaria de Estado. Procuramos estabelecer relações diplomáticas com alguns países e famílias influentes da alta sociedade do Habblive Hotel. Nomeamos um novo Diretor Adjunto ao Banco Vaticano para as melhorias e desenvolvimento desta instituição financeira. Haja visto nosso progresso em todos esses investimentos, anunciamos oficialmente a abertura do Banco Vaticano e com ela apresentamos nosso deferimento quanto a fixação do pagamento de côngruas (lê-se salário) dos clérigos da Santa Igreja. Tendo em vista a necessidade de salvaguardar as reservas temporais da Santa Sé, bem como investir em demais setores que nos são pertinentes, comunicamos um pequeno reajuste das côngruas aos Ministros da Igreja:
Cardeais - 2 Raros Staff, mensal
Bispos - 2 Raros Staff, mensal
Padres/Diáconos - 2 Raros Staff, mensal
Os valores mencionados serão acertados no 5.º dia de cada mês, sob responsabilidade do Diretor Adjunto do Banco Vaticano.
Ressaltamos ainda a necessidade financeira e temporal dos Ministros da Igreja, de modo que a função que exercem não seja vista como trabalho ou profissão, mas que o ordenado recebido seja para usufruto de suas necessidades pastorais e pessoais.
Dado na Sede da Secretaria de Estado do Vaticano, aos 15 dias do mês de Outubro do ano de 2020, no pontificado de Sua Santidade Leão.
+ Jorge Card. Orsini
Secretário de Estado do Vaticano