Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Homilia do Papa Otávio Augusto | Por ocasião da Abertura do Retiro Espiritual de Natal da Cúria Romana

OCTAVIUS AUGUSTUS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

Vaticano, 06 de Novembro de 2023.

Queridos irmãos e irmãs;

Na Primeira Leitura do Livro do Gênesis, Abrão, deixa sua casa e sua família em vista da proclamação da Boa-Nova do Senhor que anuncia a realização da salvação, a magnitude de Sua realeza e o poder de Cristo. O Senhor promete então iniciar por meio dele uma grande nação, forte, próspera e abençoada diante d'Ele e ainda concede-lhes aquela terra para a sua descendência. Neste mesmo local Abrão decide edificar um altar para o culto e a adoração do Senhor. Como é belo observar a fé inabalável de Abrão, o amor e o temor a Deus com que regrava a sua vida, a gratidão que claramente inebriaram seu coração diante dos feitos do Senhor, nosso Deus.

O Salmo Responsorial confirma-nos o louvor de Abrão e a responsabilidade da missão que o Senhor lhe propôs de dar início à descendência do povo eleito de Deus. Neste sentido, o coração de Abrão se infla e exulta de alegria no Senhor, seu Salvador e sua boca proclama a Boa-Nova e os feitos que Deus realizou em sua vida, no seu povo e na sua descendência até os dias atuais. Assim também o Senhor convida-nos a agir e ser em nossas vidas, em nossa rotina de trabalho na Cúria Romana, louvando-O e agradecendo-O, mesmo diante de tantos obstáculos e provações de nossos ofícios, o Senhor quer de nós a maturidade e a disposição necessária para assumí-los com responsabilidade e dar o melhor de nós para a honra e glória do Seu nome.

Por fim, no Evangelho que acabamos de ouvir, diante do reconhecimento de Simeão ao Menino Jesus durante sua visita ao templo junto de seus pais, pôde o povo e até mesmo sua família ali presente admirar-se do Menino e da grandeza de Sua missão designada pelo Pai. Assim também, cabe a nós darmos testemunho da magnitude de Deus Altíssimo, Aquele que nos gerou e nos criou à Sua imagem e semelhança, para que por meio de nossas palavras e ações possamos ser sinais e verdadeiros condutores e condutoras de nossos irmãos e irmãs ao único caminho de Cristo.

Assim, queridos irmãos e irmãs, neste dia em que iniciamos nosso Retiro Espiritual de Natal da Cúria Romana, rogo-vos as vossas orações pela Unidade da Igreja e de seus filhos, para que as divergências de pensamentos, palavras e ações não sejam aquilo que nos separe, mas o que nos une, formando a Igreja de todos os carismas, vivendo mutuamente e fraternalmente na comunidade dos filhos e filhas de Deus. Rezemos pelos nossos Pastores para que tenham o discernimento necessário de assumir uma liderança de maturidade e pastoralidade tão urgente e necessária na Igreja dos dias atuais. Que a Cúria Romana seja instrumento de trabalho e de serviço à Igreja e ao povo de Deus.

Que Jesus, Maria e José possam nos ajudar na imitação do modelo de família e que a Igreja seja a casa que acolhe todas estas famílias e unindo-as no amor e no respeito forme com elas a grande família dos filhos de Deus, sendo um só rebanho e tendo um só Pastor.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em Cristo Jesus;

+ Octavius Augustus Pp.
Sumo Pontífice

Homilia do Papa Otávio Augusto, em 06 de Novembro de 2023, por ocasião da Abertura do Retiro Espiritual de Natal da Cúria Romana, na Capela Papal do Palácio Apostólico, no Vaticano.