Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Fechamento | Ordem de São Bento

  

DOM LEONARDO CARDEAL DALL OSTO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
CARDEAL-PROTO-DIÁCONO DI SANCTE MICHAEL ARCHANGELE
CONGREGATIONIS PRAEFECTUS DI ORDINE RELIGIOSIS

06 de Novembro de 2023.

A todos que lerem este DECRETO
em especial aos incardinados à Ordem de São Bento
copiosas bênçãos apostólicas por parte de Deus, nosso Pai.

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” (Mateus 24, 35). A Igreja é, por graça divina, um celeiro de vocações, onde cada membro da vinha tem sua função designada por outros membros eleitos segundo a presciência de Deus, nosso Pai. Cujo fim último é servir e colaborar para a Construção do Reino dos céus. 

Quando uma ordem é erigida a Igreja se alegra por tamanha graça, pois tudo o que acontece ocorre para a maior glória de Deus. Da mesma forma, quando uma ordem precisa ser suprimida, a igreja se alegra por seus filhos compreenderem que a vontade do Senhor é maior que a vontade humana. Ficam as benéfices que a ordem deixou com árduo trabalho juntamente com seu carisma e seus ensinamentos. Nada é em vão, tudo possui uma razão, a qual conheceremos e entenderemos quando todos nós, comunidade dos Filhos de Deus, estivermos no reino celestial, o qual ajudamos a erguer na Terra. 

Porém, nos últimos meses, esta congregação vem observando a falta de zelo e de coerência com a real Regra de São Bento, da parte do ex-abade (excomungado: Bento Guimarães), que quando era "responsável" pela direção da OSB, mas parecia uma página de divulgação de eventos, do que uma ordem, e que misteriosamente "estes eventos" nunca eram realizados. Manchando o nome da Ordem de São Bento, o designado para o cargo de Abade, compactuava com pensamentos contra a Igreja, raramente celebrava alguma missa, vivia mais de fotos e criticas do que de missão, algo preocupante para a Igreja. 

Usufruindo de meu múnus cardinalício e de minhas obrigações nesta congregação, e pensando no bem dos fieis e da santa Igreja, DECRETAMOS O FECHAMENTO IMEDIATO da supracitada Ordem de São Bento, que havia como superior-abade Bento Guimarães. Todos os monastérios pertencente à Ordem, agora, passam estar sob investigação e cuidados da Santa Sé. 

Dado e passado em Roma, no Gabinete da Sagrada Congregação das Ordens Religiosas, junto a São Pedro, no dia 06 de Novembro do ano da graça de 2023, sob o pontificado de Octavius Augustus.

Fraternalmente, 

+ Leonardo Card. Dall Osto
 Praefectus Congregationis de Ordinibus Religiosis