Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Fechamento | Fraternidade Sacerdotal São Pio X

 

DOM LEONARDO CARDEAL DALL OSTO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
CARDEAL-PROTO-DIÁCONO DI SANCTE MICHAEL ARCHANGELE
CONGREGATIONIS PRAEFECTUS DI ORDINE RELIGIOSIS

06 de Novembro de 2023.

A todos que lerem este DECRETO
em especial aos incardinados à Fraternidade São Pio X
copiosas bênçãos apostólicas por parte de Deus, nosso Pai.


Caríssimos, o valor de um vinho é dito pela sua idade; quanto mais antigo, mais precioso é. Mas a Verdade divina não é assim. Há dois mil anos, as palavras de Cristo foram tão preciosas quanto são hoje. Adoramos o Deus da antiguidade, de fato, mas não é a Sua antiguidade que o faz merecer a nossa adoração. Ele merece toda a glória para todo sempre por ser o Deus único e verdadeiro.

Assim como o camaleão, que se esconde nas rochas ou na selva conformando-se ao pano de fundo, os tradicionalistas querem, a todo custo, acompanhar os costumes dos que ingressaram na igreja antes deles e pensar como eles pensam. […] O tradicionalista mostra zelo pela “lei” de sua igreja e denominação, porque entende que aí ele encontra o receptáculo da sabedoria dos séculos. Uma vez que os sábios teólogos do passado destilaram da Bíblia e do cristianismo histórico o que realmente importa, porque não concluir que a obrigação que a graça exige está nessa tradição?

E este é o grande perigo em seguir o mero tradicionalismo: somos levados a despejar sua fé na própria tradição. “Não posso errar enquanto eu estiver copiando os puritanos neste sentindo, os monges da Idade Média neste sentido, e meu pastor favorito neste outro sentido.” Mas a segurança da nossa salvação não se encontra na imitação de homens. A salvação e todas suas implicações surgem da pessoa de Jesus Cristo. A tradição pode testificar a essa Verdade, mas nunca poderá substitui-lá.

Diante disso, após um longo tempo de supervisão à Fraternidade Sacerdotal São Pio X, notamos diversos aspectos que vão contra as leis da igreja e automaticamente contra a coroa papal. A fraternidade através de "seus responsáveis" apresentou dificuldades em acatar a autoridade e pensamentos do Santo Padre. Bem como, a falta de comunhão dos membros da fraternidade, com os demais clérigos, que chegaram a recusar partilhar da mesma eucaristia, porque achavam-se muito mais dignos do que os demais padres, bispos e cardeais da Igreja.

Por isso, usufruindo de meu múnus cardinalício e de minhas obrigações nesta congregação, e pensando no bem dos fieis e da santa Igreja, DECRETAMOS O FECHAMENTO IMEDIATO da supracitada fraternidade, que havia como superior Dom Joseph Ghislieri. Todas as igrejas, casas, departamentos que eram de uso da fraternidade, agora, passam estar sob investigação e cuidados da Santa Sé.

Por fim, deixo algumas dicas à todos aqueles que lerem este decreto:

1. Reconheça que a verdadeira tradição cristã é aquela que aponta a Cristo, e não a si mesmo. Quando Paulo disse, “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1Co 11.1), a ênfase está na pessoa de Cristo. Paulo não procurava que seus ouvintes fossem pequenas cópias xerox de si mesmo. Antes, desejava que sua obediência a Cristo incentivasse os demais a fazer o mesmo.

2. Procure conhecer as raízes das suas tradições. Como surgiram? Aonde surgiram? Como foram modificados tanto para o bem como o mal ao longo dos anos? Quais são seus pontos fracos? Quem defendia essa tradição, e quais foram seus argumentos? Estude a genealogia das suas tradições eclesiásticas, culturais e teológicas. Quem conhece sua história, poderá defende-la com convicção.

3. Lembra-se que devemos obedecer a Deus hoje. O que homens santos fizeram ou deixaram de fazer a 500 anos atrás não pode servir de desculpa por sua desobediência atual. Você é responsável pelo que você faz hoje.

4. Antes de comparar-se com sua tradição, compare-se com a Palavra de Deus. Por mais que você estime a sua genealogia teológica, não será ela que te julgará; responderemos à Palavra de Deus (Jo 12.48). Tradições são sujeitas a mudanças, para bem ou mal. Somente a Palavra de Deus permanecerá para sempre.

Dado e passado em Roma, no Gabinete da Sagrada Congregação das Ordens Religiosas, junto a São Pedro, no dia 06 de Novembro do ano da graça de 2023, sob o pontificado de Octavius Augustus.

Fraternalmente, 

+ Leonardo Card. Dall Osto
 Praefectus Congregationis de Ordinibus Religiosis