Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Recriação do Apostolado da Oração | RMOP


DOM LEONARDO CARDEAL DALL OSTO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI SANCTE MICHAEL ARCHANGELE
PRESIDENTE DA REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA



I - INTRODUÇÃO 

Durante o processo mundial empreendido para a Recriação do Apostolado da Oração (AO), foi muito importante fazer uma reflexão sobre a sua origem histórica. Ao propor um AO recriado, insinuando, ao mesmo tempo, algo radicalmente novo e não apenas uma adaptação de conteúdos antigos, foi necessário rever a nossa história para tomar consciência da novidade e do entusiasmo dos seus inícios. Recriar o AO era um desafio a propor algo novo, mas tendo atenção em não perder a nossa identidade específica. Procurámos caminhar em fidelidade criativa ao carisma original sem renunciar à própria história.

Visitar a nossa história é o caminho para reconhecer, cheios de gratidão, o que é irrenunciável no AO e o ponto de partida para o que hoje poderemos apresentar. No nosso esforço por tornar realidade a recriação do AO, recuperámos os eixos espirituais que nos pareceram centrais no nosso carisma inicial e que continuam a ser válidos para o mundo de hoje. Parece‐nos que estes eixos centrais são: a disponibilidade apostólica, a colaboração com a missão de Jesus, viver numa relação pessoal e afetiva com Ele, simbolizada no seu Coração, o serviço à Igreja numa rede mundial de oração e o serviço à justiça. Estes elementos serão encontrados nesta reinterpretação da história do AO.

II - A ATUALIDADE DAS RAÍZES HISTÓRIAS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

À luz do que foi dito, retemos da intuição original do Apostolado da Oração: 

  • O AO é, antes de mais, uma ajuda para concretizar, desenvolver e manter uma atitude diária de disponibilidade apostólica, através do oferecimento da própria vida. 
  •  O AO é uma proposta que ajuda a unir a vida quotidiana com a missão que Deus tem para cada um, em docilidade ao seu Espírito. É reconhecer que o coração de cada cristão é um terreno fértil para o chamamento e compromisso com a missão de Cristo Ressuscitado. 
  • As práticas do AO apontam para o cultivo de uma relação pessoal e afetiva com Jesus através da oração, reconhecendo o dom de Deus e exprimindo o desejo de lhe responder com generosidade. 
  •  Estas práticas, com o seu caráter simples, são acessíveis a todos, independentemente da sua cultura, nível socioeconómico ou experiência religiosa, mais ou menos profundamente esclarecida. 
  •  Assim, o AO configura a vida numa dinâmica eucarística, ou seja, articula Eucaristia, Igreja e missão de um modo compacto e inseparável, tal como estas se dão unidas no Coração de Jesus. Ensina‐nos a fazer da vida Eucaristia, a servir a Igreja, a entender a vida em chave de missão. 
  • O AO nasce profundamente unido à missão da Igreja e à contemplação dos problemas do mundo, que em pouco tempo se concretizaram na oração pelas Intenções da Igreja e do Papa. Orar por estas intenções não se reduz a uma prática privada e íntima, mas põe‐nos em comunhão com muitos outros em todo o mundo e questiona o nosso próprio estilo de vida, convidando‐nos a ajustarmo‐nos melhor ao Evangelho e a trabalhar pela justiça do Reino. Orar com o AO compromete‐nos a atuar segundo aquilo por que se está a rezar.
III - CONCLUSÃO

No meio das tensões do mundo atual, complexo e sem coração, a intuição do Papa, pode ajudar a gerir melhor as exigências da vida diária, dando‐lhes um novo sentido, um sentido apostólico, junto a Jesus. Recorda‐nos que os grandes momentos e os grandes resultados preparam‐se no amadurecimento lento da vida de cada dia, que nos permitirá viver contentes, levando a uma maior sobriedade de vida. As silenciosas práticas do AO têm uma grande fecundidade apostólica, pois unem‐nos a Jesus e apenas n’Ele pomos a esperança de um mundo novo, pelo qual pedimos e trabalhamos.

Por isso, queremos recriar o AO, para que nos façamos mais disponíveis à missão de Cristo hoje. Queremos tornar acessível aos homens e mulheres de hoje, numa linguagem renovada e significativa, um caminho de disponibilidade apostólica para colaborar com a missão do Ressuscitado, onde cada um se descobre convidado a viver com Ele uma relação íntima e pessoal, recebendo o amor do seu Coração e respondendo ao seu chamamento. O AO Recriado espera continuar a ajudar cada cristão, como o fez ao longo destes 170 anos, a viver a alegria profunda de ser apóstolo de Jesus Cristo, comprometido com Ele no serviço ao mundo.

Em Cristo, 
+ Dom Leonardo Card. Dall Osto
Presidente da Rede Mundial de Oração do Papa