Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Intenção do Papa: Setembro de 2023 | Rede Mundial de Oração do Papa


 Vaticano, 30 de Agosto de 2023

Intenção:
Pela Jornada Mundial da Juventude

Rezemos para que a Jornada Mundial da Juventude em Roma ajude os jovens a pôr-se a caminho, testemunhando o Evangelho com a própria vida.

Reflexão:
É chegada a tão desejada II Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023). Preparada ao longo dos últimos anos por um grande número de pessoas, acolhe agora em Roma mais de um milhão de jovens provenientes do mundo inteiro. São números inéditos para um evento de juventude organizado em Roma. Por isso, a intenção de oração do Papa leva-nos a rezar para que esta JMJ 2023 ajude os jovens a pôr-se a caminho com amor, a exemplo do Evangelho e com a própria vida. Como lema desta JMJ 2023, foi escolhida a citação bíblica do livro de Lucas: "Toma a sua cruz e segue-me."  (Lucas 9, 23) (Juventude do Amor). Tomar a cruz não é sinal de conformismo com o sofrimento, como ensinou a Igreja, por muito tempo. Sofrimento não salva. O que salva é a consciência de que o sofrimento faz parte de nossa vida e que devemos conviver com ele para superá-lo. Jesus não morreu na cruz porque quis. Ele não precisava morrer na cruz para nos salvar. A cruz foi consequência de sua atuação político-religiosa.

Ser cristão é assumir a cruz e suas consequências. Pertencer ao grupo de Jesus era e é algo muito perigoso, subversivo. O império Romano, o dos primeiros séculos do cristianismo, estava matando os seguidores do Nazareno. O medo diante da morte, da perseguição romana, transformou-se, por causa da lembrança da cruz de Jesus, em resistência. A cruz de Jesus, entendida à época, por alguns, como fracasso, tornou-se sinal de vida, de ressurreição e como consequência da atuação política de Jesus e de seus seguidores. Assim é a nossa vida, diante de cada tropeço é importante erguer a cabeça e recomeçar sempre, seja na vida pessoal seja na vida social e na política. Os primeiros cristãos recomeçaram a labuta. Não pararam diante da cruz. Essa cruz salva! 

Seguir Jesus não significa que não ficaremos mais doentes, que não teremos mais problemas, dificuldades, provações e que não passaremos por momentos difíceis na vida. Seguir Jesus significa abraçar tudo isso, mas não sozinhos; abraçar com Cristo, com amor, com toda alma e coração a nossa cruz de cada dia. Que este encontro de oração e partilha nos ajude a ter, a cruz , como atitude de amor. Peçamos o dom do Espírito Santo, para que ilumine o caminho que o Senhor nos quer fazer percorrer como comunidade.

Oração - Oferecimento Diário; Setembro 2023:
Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. 

Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunhas do teu amor: Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: Senhor Jesus, entregamos ao teu Coração misericordioso todos os jovens que, apesar das suas quedas, desejam seguir-te. O mundo precisa da sua força, do seu entusiasmo e paixão. Que eles, abraçando a nova vida que lhes foi dada no Batismo, sejam profetas de tempos novos, capazes de levantar-se cheios de esperança e sair pelos “caminhos de Damasco” a dar testemunho das obras que Tu começaste neles. Amém.

Pai nosso, Ave Maria, Glória.

Reze-se esta oração na oração pessoal ou comunitária, especialmente nos momentos de Adoração ao Santíssimo, durante este mês.

Desafios:
- Viver o Evangelho: Abandonar a rotina e viver o Evangelho de forma concreta. 
- Acolher o Senhor na minha vida: Oferecer-lhe tudo o que vivo, inclusive as minhas amarguras.
- Definir uma prática concreta que renove o encontro pessoal com o Senhor. 
- Dar testemunho, com alegria e no quotidiano, de que Cristo vive. 
- Serviço à missão: Estar disponível para a missão.