Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Instrução Normativa "Responsabilitatem et Communionem" | Decanato do Colégio Cardinalício

COLLEGII CARDINALIUM DECANATUS
_____________

Cidade do Vaticano, 30 de Agosto de 2023.

Eminentíssimos irmãos Cardeais,

_____Com o coração cheio de zelo e compromisso pela nossa amada Igreja, dirijo-me a todos vocês, especificamente o nobre Colégio de Cardeais, para refletir sobre a sagrada missão que compartilhamos e sobre a dedicação que deve sempre nortear nossos passos.

_____Como sucessores dos Apóstolos e colaboradores próximos do Santo Padre, somos chamados a ser um farol de fé, sabedoria e amor na Igreja e no mundo. Inspirados pelo exemplo de Cristo, o Bom Pastor, nossa missão envolve os mais altos valores do serviço, da unidade e da orientação espiritual. Através do nosso trabalho incansável, buscamos cumprir a vontade divina e edificar a comunidade dos santos.

_____Apoiados nesta consciência de nossa missão e chamado, recordo-lhes as palavras evangélicas invocadas pelo Apóstolo Lucas, que ecoam profundamente neste momento: "Portanto, todo aquele a quem muito foi dado, muito mais será pedido; a quem muito foi confiável, ele será exigido muito mais!" (São Lucas 12:48). Essa responsabilidade sagrada nos exige compromisso, diligência e integridade em nosso serviço.

_____É com esse princípio em mente que gostaria de abordar uma questão delicada. Nossos compromissos com as celebrações pontifícias são momentos de profunda importância para a unidade da Igreja e para testemunhar a nossa comunhão com o Santo Padre. Lamentavelmente, observamos a ausência de alguns de nossos irmãos cardeais nessas celebrações recentes, sem prévia justificativa.

_____Torna-se preciso a este decanato, reforçar a vós, Príncipes da Igreja de Cristo, as palavras do Venerável Papa Leão, na promulgação do Decreto "Amor et Rectam" ao Sacro Colégio de Cardeais, no qual nos orientava:

O Cardeal que, seja qual for a sua dignidade, ausentar-se de até duas celebrações pontifícias sem prévia justificativa, salvo casos de emeritação ou licença, perderá a dignidade cardinalícia. [...] Sendo assim, o Cardeal que não sentir-se mais em condições de se manter no status de ativo, deverá solicitar emeritação ou demissão do estado clerical, se for o caso.

_____Nossa dedicação é um testemunho vivo do amor a Deus e à Igreja. Como cardeais, somos chamados a ser exemplos luminosos de fidelidade, devoção e cooperação. Caso algum de nós não se sinta mais capaz de sustentar o status de ativo, é um dever solicitar a emeritação ou até mesmo a demissão do estado clerical, conforme para o caso.

_____Oriento-vos, caríssimos irmãos em Cristo, que a partir dessa carta, a observação por parte deste decanato ganhará uma dedicação maior, pois a comunhão com o Santo Padre, nosso Beatíssimo Pai, precisa ser conservada, e acima disto, nosso dever com o Cristo de apascentar o seu rebanho precisa ser cumprido. E afirmo-vos, que caso julgar necessário, no poder concedido pela Santa Madre Igreja como Chefe do Colégio Cardinalício, as devidas repreensões disciplinares serão aplicadas.

_____Ao concluirmos esta carta, lembro-lhes que somos uma família espiritual unida pelo chamado divino. Compartilhamos uma herança de serviço e sacrifício, e juntos continuamos a edificar o Reino de Deus. Reafirmo minha profunda estima por cada um de vocês e minha esperança de que, como irmãos em Cristo, possamos continuar a honrar nossa missão com humildade e dedicação.

_____Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, interceda por nós em nossa jornada e nos guie sempre mais perto do coração de Seu Filho.

_____Com estimativa e reverência,
D. Frei Hugh Foix-Castelbon cardeal Laurie, OFM
Por providência divina e da Santa Sé Apostólica,
Cardeal-bispo di Óstia
DECANO DO COLÉGIO DE CARDEAIS