Ao amado filho, Pe. Bento Guimarães, Presbitério da Arquidiocese de São Paulo no Brasil, condecorado Monsenhor da Santa Igreja, saúde, paz e bênção apostólica.
Posto pelos altos designíos da Divina Providência, de forma imerecida, na Cátedra de São Pedro, tenho por dever de ofício reconhecer e valorizar os pastores que se dedicam arduamente no grei do Senhor, através dos serviços de evangelização.
Em tu, caríssimo filho, Pe. Bento Guimarães, tens demonstrado, através de seu testemunho de vida, ser uma das figuras mais estimadas e representativas do clero. Assim, reconhecendo os relevantes serviços prestados à esta Sé Apostólica, e seguindo o antiguíssimo costume dos Santos Padres, CONCEDO-TE o título de honra eclesiástica de Monsenhor Capelão de Sua Santidade.
Deves receber o barrete, símbolo desta honraria das mãos de minhas mãos, sob o testemunho dos clérigos e dos fiéis que participarem desta Solene Cerimônia.
Recomendamos-te, com toda confiança, ao patrocínio da Bem-Aventurada Virgem Maria, a qual, com seu amor materno, cuidará bem de ti, que deves exercer o seu ministério em comunhão com a Arquidiocese de São Paulo e com esta Sé Apostólica.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos 14 dias do mês de Agosto do ano de 2023, primeiro do meu Pontificado.