Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Catequese do Papa Otávio Augusto | 31 de Agosto de 2023

OCTAVIUS AUGUSTUS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

Vaticano, 31 de Agosto de 2023.

Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus!

Reunimo-nos hoje para a primeira Audiência Geral e Catequese de nosso Pontificado, na qual ao decorrer desta semana pude estar em profunda oração e intimidade com Deus a fim de preparar-lhes este momento de escuta e aprendizado. Neste nosso primeiro encontro, gostaria de meditar junto a vocês sobre a importância, o papel e o lugar dos fiéis leigos na Igreja atual,  de modo que já nos preparemos para a II Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá em Setembro deste presente ano.

Nesse sentido, queridos irmãos e irmãs, pensemos: Que importância têm os fiéis leigos na vida da Igreja? A resposta não poderia ser diferente: possuem a maior importância possível. É fato que os fiéis leigos são a grande parte, ou seja, a maioria daqueles que fazem parte da Igreja Católica. Por essa razão, eles por si só, possuem uma grande responsabilidade na comunidade eclesial do mundo inteiro. Engana-se quem pensa que a missão dos fiéis leigos é apenas participar das celebrações da Missa e dos demais eventos da Igreja. Sua missão vai muito além disso. Os fiéis leigos são convidados por Cristo, a cabeça da Igreja, a assumirem papéis de liderança na Igreja Católica, assumindo a coordenação de pastorais e movimentos nas Igrejas que participam, como por exemplo: Assumir as Pastorais de Catequese, Liturgia, Juventude, Grupos de Oração, atuarem como Ministros da Eucaristia, Leitores, Acólitos e tantos outros movimentos e serviços necessários à missão evangelizadora da Igreja. A Igreja e os Clérigos necessita sempre do auxílio dos fiéis leigos para assumirem essas responsabilidades, pois nem sempre os Sacerdotes conseguem realizar sozinhos algumas importantes tarefas de nossa Igreja. O número de fiéis é cada vez maior e os Sacerdotes já não dão conta de atender tantos fiéis, a demanda é cada vez maior.

Partindo para o segundo ponto desta nossa reflexão, nos deparamos com a seguinte indagação: Qual o papel dos fiéis leigos na Igreja contemporânea? O principal papel dos fiéis na Igreja atual é de ser a sua extensão onde ela ainda não se faz presente. Uma extensão não somente no auxílio da missão dos Sacerdotes, mas uma extensão que nos remeta a homens e mulheres que vivam de acordo com aquilo que pregam e ensinam. Os fiéis leigos são chamados a serem exemplos em meio à comunidade, sendo sal e luz dentre os irmãos. Sal para dar sabor à vida cristã e a Palavra de Deus e luz para guiar os demais à verdade iluminadora e única que é Cristo. Tendo isto em conta e sobretudo vivendo essa conduta de vida, estes mesmos fiéis leigos estão aptos a serem lideranças em suas comunidades e assim, pelo exemplo e estilo piedoso de vida, terem vez e voz nas decisões da Igreja junto às autoridades eclesiásticas. O Concílio Vaticano I, ocorrido em Janeiro de 2021, dispõe mais precisamente por meio da Constituição Apostólica Conciliar ''Mundi Eclesialitatis'', sobre o Âmbito Eclesial, em sua primeira Sessão Conciliar, a missão pastoral, espiritual e social que os fiéis leigos são chamados à exercer na comunidade eclesial, sobretudo no auxílio da expansão da fé católica e o aumento do número de fiéis. Também recordamos aqueles fiéis leigos que podem contribuir de outras formas com a Igreja, sobretudo nos trabalhos com remuneração salarial trabalhando nas Secretarias e Casas Paroquiais, à nível mundial, ou ainda sendo funcionários de empresas ligadas à Santa Sé: como Hospitais, Faculdades, Bancos e tantas outras instituições. O que de fato é importante é que cada fiel leigo encontre uma maneira, de sua preferência, de servir a Deus e a Igreja. O que de fato é relevante é estar a serviço de Deus e inserido na comunidade eclesial junto aos irmãos.

Concluindo esta nossa catequese de hoje, respondemos a terceira pergunta: Qual o lugar dos leigos na Igreja? Com certeza, um lugar de destaque! Os fiéis leigos, o povo, são o maior sentido da vida da Igreja. Não existiria a Igreja sem povo. São vocês o principal objetivo da missão evangelizadora da Igreja: ganhar almas para o céu anunciando o único caminho, a única verdade e a única vida que contém alegrias eternas: Cristo. O lugar dos fiéis leigos é nas lideranças das pastorais e movimentos e no auxílio aos Sacerdotes sendo sempre seu braço direito nas decisões da comunidade local.

Por fim, queridos irmãos e irmãs, desejo de todo meu coração que o Senhor possa tocar no coração de nossos fiéis leigos a fim de que se sintam chamados à assumir as responsabilidades que Cristo e a Igreja vos oferecem, de modo que nunca se sintam coagidos ou inferiorizados em relação aos Clérigos, mas que vejam neles verdadeiros pais na fé e grandes amigos que o orientam sempre a permanecer nos caminhos do Senhor Jesus.

Que a Virgem Santíssima nos ajude nesta caminhada, pegando-nos no colo e cubrindo-nos com seu manto sagrado e seu amor de mãe todas as vezes em que nos sentirmos tristes, enfraquecidos ou desanimados na fé. Que Cristo seja o sentido de estarmos na Igreja, apesar dos erros de alguns de seus membros, que são homens e portanto sujeitos ao pecado. Não nos esqueçamos nunca que a instituição da Igreja têm origem divina, o que a faz ser santa e portanto, a imaculada esposa de Cristo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em Cristo Jesus;

+ Octavius Augustus Pp.
Sumo Pontífice

Catequese do Papa Otávio Augusto, em 30 de Agosto de 2023, por ocasião da Audiência Geral e Catequese, na Sala São Paulo VI, no Vaticano.