Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Homilia do Papa João Paulo II | Missa de início de Pontificado


HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II
NA MISSA DE INAUGURAÇÃO DE SEU PONTIFICADO

Praça São Pedro
Terça-feira, 02 de maio de 2023

Senhores Cardeais
Venerados Irmãos no episcopado e no sacerdócio
Distintas Autoridades
Caríssimos Irmãos e Irmãs!

"O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma!" (Cfr. Sl. 20).

Essas belíssimas palavras, do salmo 22, ressoaram na Praça São Pedro, neste início de pontificado. Sim, meus irmãos e irmãs, o Senhor, mais uma vez, não faltou com Sua Igreja presente no orbe habbliveano, dando-a um novo papa e, assim, permitindo a continuidade da nossa missão evangelizadora. Este vosso papa, escolhido mediante a solicitude dos cardeais, é um homem demasiadamente frágil e consciente de sua limitação e indignidade. Mas é o Senhor, o Bom Pastor, a quem fui chamado imerecidamente a representar, que me (nos) conduz. Mesmo nas turbulências que nos desafiam cotidianamente, nada nos falta, porque é Ele quem nos conduz. Esta certeza ao mesmo tempo nos conforta e nos impele a prosseguir com nosso caminhar. 

Detenhamo-nos, agora, ao evangelho há pouco proclamado, de cujo texto sagrado gostaria de extrair a bela confissão de Fé feita por Simão, filho de Jonas, na região da Cesareia de Filipe: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! (Cfr. Mt. 16, 16). Essas palavras, que não tiveram origem nele, eram uma expressão de Fé revelada pelo próprio Deus. É essas palavras de fé que assinalam o início da missão de Pedro na história da Salvação. Afinal, depois de tê-las proclamadas, Jesus concede a ele a missão de conduzir a Igreja: Tu és Pedro — rocha, pedra — e sobre ti, como sobre uma pedra, Eu edificarei a Minha Igreja (Cfr. Mt. 16, 18)É sobre a confissão de Fé de Pedro que nasce a história da Igreja: Católica, Apostólica e Romana. 

É esta mesma Igreja que nos incumbimos de representar nesta realidade habbliveana. Mas, atenção: o papa da Igreja habbliveana não é o legítimo Sucessor de Pedro, como muitos, equivocadamente, insistem em dizer. Tenhamos o cuidado de separar o que é real do que é virtual. O legítimo Sucessor de Pedro se chama Francisco. A ele que devemos nossa obediência. E eu, enquanto representante da Igreja habbliveana, sou chamado, junto de todos vós, que fazem parte deste Apostolado Virtual, a propagar o magistério do Sucessor de Pedro, Francisco. A medida em que criarmos essa consciência, estaremos construindo um caminho de evangelização eficaz e verdadeiramente fundamentado em nossa fé Católica e, portanto, na confissão de fé de Pedro.

Por fim, caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, faço o apelo para que rezem continuamente a Deus pelo ministério que hoje assumo. Mais do que isso, ajudem-me a fim de que eu possa servir dignamente a Igreja Católica HabbliveanaQue neste lugar de evangelização sempre ecoe as palavras de fé de Pedro: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! (Cfr. Mt. 16, 16). 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!