Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Livreto Celebrativo | Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento da Eucaristia em Roma

ICAR
8 ANOS DE MISSÃO
ANO MARIANO

LIVRETO CELEBRATIVO

CÓPIA PARCIAL OU IMPARCIAL PROIBIDA POR PLÁGIO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®
CIDADE ESTADO DO VATICANO

ADORAÇÃO E BÊNÇÃO 
SANTÍSSIMO SACRAMENTO
PRESIDIDA PELO 
SANTO PADRE, O PAPA
LÚCIO

13. 04. 2023 | 20h

Túmulo de São Pedro, Vaticano
 
Visita Ad Limina Apostolorum
Arquidiocese de São Paulo

Tendo-se reunido todos no local apropriado para a Adoração ao Santíssimo, algum diácono ou sacerdote expõe o Santíssimo Sacramento enquanto se canta.

CANTO PARA ENTRADA E EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO
PROVAI E VEDE QUÃO SUAVE É O SENHOR,
FELIZ É O HOMEM QUE TEM NELE O SEU REFÚGIO.
TEMEI O SENHOR, SEUS SANTOS, TODOS,
PORQUE NADA FALTARÁ AOS QUE O TEMEM.

BENDIREI O SENHOR DEUS EM TODO TEMPO,
SEU LOUVOR ESTARÁ SEMPRE EM MINHA BOCA.
MINHA ALMA SE GLORIA NO SENHOR:
QUE OUÇAM OS HUMILDES E SE ALEGREM.

PROVAI E VEDE QUÃO SUAVE É O SENHOR,
FELIZ É O HOMEM QUE TEM NELE O SEU REFÚGIO.
TEMEI O SENHOR, SEUS SANTOS, TODOS,
PORQUE NADA FALTARÁ AOS QUE O TEMEM.

CELEBRAI AO SENHOR DEUS COMIGO,
EXALTEMOS TODOS JUNTOS O SEU NOME.
PROCUREI O SENHOR ELE ME OUVIU:
E DE TODOS OS TEMORES ME LIVROU.

PROVAI E VEDE QUÃO SUAVE É O SENHOR,
FELIZ É O HOMEM QUE TEM NELE O SEU REFÚGIO.
TEMEI O SENHOR, SEUS SANTOS, TODOS,
PORQUE NADA FALTARÁ AOS QUE O TEMEM.

CONTEMPLAI A SUA FACE ALEGRAI-VOS,
VOSSOS ROSTO NÃO SE CUBRA DE VERGONHA.
O SENHOR ESCUTA O POBRE:
ELE O LIBERTA DE TODA ANGÚSTIA.

PROVAI E VEDE QUÃO SUAVE É O SENHOR,
FELIZ É O HOMEM QUE TEM NELE O SEU REFÚGIO.
TEMEI O SENHOR, SEUS SANTOS, TODOS,
PORQUE NADA FALTARÁ AOS QUE O TEMEM.

Após o canto, aquele que preside inicia o momento de oração.

Pres: Graças e louvores sejam dados a todo momento. (3x)
Ass: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (3x)

Pres: Jesus manso e humilde de coração. (3x)
Ass: Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. (3x)

O que preside faz então um momento de reflexão diante do Santíssimo Sacramento.

Após a reflexão, canta-se o Tão Sublime Sacramento.

CANTO DO TÃO SUBLIME
Enquanto canta-se o Tão Sublime Sacramento, é recomendável incensar o Santíssimo.

TANTUM ERGO SACRAMENTUM VENEREMUR CERNUI,
ET ANTIQUUM DOCUMENTUM NOVO CEDAT RITUI.
PRAESTET FIDES SUPPLEMENTUM, SENSUUM DEFECTUI.

GENITORE, GENITOQUE, LAUS ET IUBILATIO.
SALUS, HONOR, VIRTUS QUOQUE SIT ET BENEDICTIO.
PROCEDANT AB UTROQUE, COMPAR SIT LAUDATIO.
AMEN.

Pres: Do céu lhes destes o pão!
Ass: Que contém todo o sabor.

Pres: Oremos... 
Deus, que, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial de vossa paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os sagrados mistérios de vosso corpo e sangue, que possamos experimentar sempre em nós o fruto de vossa redenção. 
Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo.
Ass: Amém.

Neste momento o Santo Padre dá a bênção com o Santíssimo.

Após a bênção faz-se o ato de louvor.


ATO DE LOUVOR

Pres: Bendito seja Deus.
Ass: Bendito seja Deus.
Faz-se o mesmo esquema com todas as invocações.

Bendito seja o Seu Santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo, Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem.
Bendito seja o Nome de Jesus.
Bendito seja o Seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja o Seu Preciosíssimo Sangue.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.
Bendita seja Sua Santa e Imaculada Conceição.
Bendita seja Sua Gloriosa Assunção.
Bendito seja o Nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu Castíssimo Esposo.
Bendito seja Deus, nos Seus Anjos e nos Seus Santos.

Pres: Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre mim, vosso indigno servo e Papa, sobre os nossos Bispos, sobre os nossos Padres e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo italiano paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade a Itália, este nosso retiro, este bispado, as paróquias em que habitamos, cada um de nós em particular e todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. 
Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.
Ass: Amém.

Pres: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
Ass: O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Pres: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. 
Ass: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Assim como era no princípio agora e sempre. Amém.

Pres: Graças e louvores sejam dados a todo momento. (3x)
Ass: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (3x)

Encerra-se, então, a Adoração ao Santíssimo.

CANTO
ANIMA CHRISTI, SANCTIFICA ME. CORPUS CHRISTI, SALVA ME.
SANGUIS CHRISTI, INEBRIA ME. AQUA LATERIS CHRISTI, LAVA ME.

PASSIO CHRISTI, CONFORTA ME. O BONE IESU, EXAUDI ME.
INTRA VULNERA TUA ABSCONDE ME.

ANIMA CHRISTI, SANCTIFICA ME. CORPUS CHRISTI, SALVA ME.
SANGUIS CHRISTI, INEBRIA ME. AQUA LATERIS CHRISTI, LAVA ME.

NE PERMITTAS A TE ME SEPARARI. AB HOSTE MALIGNO DEFENDE ME.
IN HORA MORTIS MEAE VOCA ME.

ANIMA CHRISTI, SANCTIFICA ME. CORPUS CHRISTI, SALVA ME.
SANGUIS CHRISTI, INEBRIA ME. AQUA LATERIS CHRISTI, LAVA ME.

ET IUBE ME VENIRE AD TE, UT CUM SANCTIS TUIS LAUDEM TE.
PER INFINITA SAECULA SAECULORUM. AMEN.

ANIMA CHRISTI, SANCTIFICA ME. CORPUS CHRISTI, SALVA ME.
SANGUIS CHRISTI, INEBRIA ME. AQUA LATERIS CHRISTI, LAVA ME.


DESPEDIDA

Retorna à cátedra e despede o povo, dizendo:
Pres: Glorificai o Senhor com vossas vidas. Ide em paz e que o Senhor sempre vos acompanhe!
Ass: Graças a Deus.

Após a reverência ao altar, retira-se em silêncio com os ministros em direção à Sacristia.


CANTO
ANTÍFONA MARIANA

SALVE REGINA MATER MISERICORDIAE,
VITA, DULCEDO ET SPES NOSTRA SALVE
AD TE CLAMAMUS, EXSULES FILII HEVAE
AD TE SUSPIRAMIS GEMENTES ET FLENTES
IN HAC LACRIMARUM VALLE
EIA ERGO ADVOCATA NOSTRA,
ILLOS TUOS MISERICORDES OCULOS
AD NOS CONVERTE
ET JESUM BENEDICTUM FRUCTUM VENTRIS TUI
NOBIS POST HOC EXSILIUM OSTENDE
O CLEMENS, O PIA, O DULCIS, VIRGO MARIA