Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta "Donum vocationis Sacerdotalis" | Dicasterium pro Clericis

   

DICASTERIUM PRO CLERICIS

CARTA
DONUM VOCATIONIS SACERDOTALIS
(O dom da vocação Sacerdotal)

Aos que está CARTA lerem,
saúde, paz e minha benção por parte de Nosso Senhor Jesus Cristo

Cari fratelli e sorelle,

    𝔑este período pascal, que nos conduz a Pentecostes, quero dedicar ainda algumas reflexões ao tema do ministério ordenado, detendo-me na realidade fecunda da configuração do sacerdote com Cristo Cabeça, no exercício dos tria munera que recebe, isto é, das três funções de ensinar, santificar e governar. Em comunhão com o Pref. da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, Dom Marcus Cardeal Nunes, alegro-me em exortar-vos através desta carta sobre a vocação, o sentindo vocacional, e principalmente de ser e sentir -se Vocacionado do Povo.

    Para compreender o que significa agir in persona Christi Capitis - na pessoa de Cristo Cabeça - por parte do sacerdote, e para entender também que consequências derivam da tarefa de representar o Senhor, especialmente no exercício destas três funções, é necessário esclarecer antes de mais nada o que se entende por "representação". 

    O sacerdote representa Cristo. O que quer dizer "representar" alguém? No senso comum, quer dizer, geralmente, receber uma delegação de uma pessoa para estar presente em seu lugar, falar e agir em seu lugar, porque aquele que é representado está ausente da ação concreta. Nós nos perguntamos: o sacerdote representa o Senhor da mesma forma? A resposta é não, porque, na Igreja, Cristo nunca está ausente, a Igreja é seu corpo vivo e a Cabeça da Igreja é Ele, presente e operante nela. Cristo nunca está ausente; pelo contrário, está presente de uma forma totalmente livre dos limites do espaço e do tempo, graças ao acontecimento da Ressurreição, que contemplamos de modo especial neste tempo da Páscoa.

    Por isso, caros irmãos e irmãs, padres e diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e vocacionados do Pai, os sacerdotes são um grande dom para a Igreja e para o mundo; através do seu ministério, o Senhor continua a salvar os homens, a tornar-se presente e a santificar. Como o Santo Cura d’Ars, sejam generosos na distribuição dos tesouros da graça que Deus colocou em nossas mãos. Rezemos pelas vocações, sejamos autênticos promotores vocacionais em nossas comunidades religiosas e principalmente de vida consagrada, levemos aos povos e nações a alegria do Evangelho, a alegria de ser CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO.

     𝔔ue o Senhor no-la conceda em dom a partir da primordial manifestação do Espírito em nós: o desejo. Aquilo que não temos, podemos ao menos começar a desejá-lo. Peçamos ao Senhor a graça de conseguir desejar, de nos tornarmos homens de grandes desejos. E o desejo é já o Espírito a trabalhar dentro de cada um de nós.

In Christus,

Datum Romae, ex aedibus Congregationis pro Clericis, die 29 mensis Aprilis anno 2023, in memoria liturgica Sanctae Catharinae Senensis, sub Pontificatu . Ioannis Pauli II.

Fraternitati tue carissime frater;

+ Gabriel Souza Card. Giovanelli
Praefectvs Congregatio pro Clericis