POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
DOM JOSAFÁ TORRES UIÓÇ
DOM JOSAFÁ TORRES UIÓÇ
CARDEAL ARCEBISPO DE SÃO PAULO
CARTA "VERUM GLORIAM VEI"
Por ocasião da comemoração do oitavo ano
de presença da comunidade católica no Habblive Hotel
21.03.2023
AO SUMO PONTÍFICE, LÚCIO
COM OS IRMÃOS NA PÚRPURA CARDINALÍCIA
COM OS IRMÃOS NO MÚNUS EPISCOPAL
COM OS IRMÃOS NO MINISTÉRIO ORDENADO
COM OS IRMÃOS (ÃS) RELIGIOSOS (AS) CONSAGRADOS (AS)
FESTEJANDO COM TODOS OS FIÉIS LEIGOS
A alegria de completar oito anos da nossa presença no Habblive Hotel, é mais do que a comemoração de uma data festiva para toda a comunidade católica, é uma resposta sincera ao convite do Senhor de anunciar diretamente a Sua glória em meio à e para a espécie humana. Acima de tudo, é a contemplação perfeita da VERDADEIRA GLORIA DE DEUS manifestada em Cristo Jesus, presente nos diversos ritos que a Igreja dispõe em seus livros. Durante estes oito anos, celebramos diversas vezes o sacramento da Eucaristia, dentre os sete, aquele que emana a maior concentração das graças. Sacramento, sinal visível da presença do Deus invisível. A Igreja, por conseguinte, durante estes anos, se tornou sinal visível da presença do Deus invisível em meio a tantas pessoas que diariamente entram neste hotel.
É público e notório que nossa comunidade, neste tempo, evoluiu com grande gáudio. Para nossa comunidade, a progressiva abertura ao amor foi se dando nestes anos. Como nos afirma um Santo Padre, "o amor coloca-nos em tensão para a comunhão universal. Ninguém amadurece nem alcança a sua plenitude, isolando-se. Pela sua própria dinâmica, o amor exige uma progressiva abertura, maior capacidade de acolher os outros, numa aventura sem fim, que faz convergir todas as periferias rumo a um sentido pleno de mútua pertença" [1]. Neste sentido, com o passar dos anos, o nosso espírito de união, sobretudo a oração pela comunhão universal, tornou-nos mais acolhedores, ao passo que, Sua Santidade, o Papa Lúcio, na presidência do II Sínodo dos Bispos, realizado na cidade de Aparecida do Norte, aqui no Brasil, abriu-nos a porta da misericórdia, permitindo voltar à comunhão todos àqueles que, arrependidos e com coração contrito, se separaram da Santa Madre Igreja do Habblive Hotel.
Ao recordarmos que em 03 de setembro de 2020 fomos reconhecidos pela equipe administradora do Habblive Hotel, como um RPG Oficial, adquirindo assim privilégios e deveres, recordamos ainda um trecho da fala do venerável pontífice Leão, que em sua homilia em comemoração de um mês de Pontificado, afirmou que "todos são dignos de aplausos e agradecimentos" [2], assim o sendo, faço das palavras deste papa as nossas hoje. Durante estes oito anos, muitos foram os dignos de aplausos e agradecimentos. Recordando nossa história recente, aproveito para agradecer todos os presbíteros e diáconos, que junto de mim, de Dom João Santana e de Dom Daniel Braschi, desempenharam um árduo trabalho na reconstrução de nossa Arquidiocese de São Paulo, tão devastada pela ausência que acometeu todo o clero universal. Mas, "Cristo nos agraciou com muitas bênçãos que são frutos destes nossos esforços diários" [3] e nos fez perseverantes na oração e na missão.
Por fim, desejo parabenizar Sua Santidade, que mesmo com suas limitações naturais, advindas de sua idade já avançada, guiou durante estes 6 meses a Barca de Pedro, sob o grande impulso do Espírito Santo, que se fez presente em todas as suas ações para a melhor gloria de Deus. Parabenizo também o Colégio dos Cardeais, meus irmãos na púrpura e no serviço ao Pontífice, que, incansavelmente, trabalhou em prol de uma melhor organização da Cúria Romana e dos diversos órgãos administrativos da Diocese de Roma e da Igreja Universal. Parabenizo o Colégio dos Bispos, irmãos no múnus episcopal, que, arduamente, lutaram para pregar, orientar e dirigir as diversas dioceses espalhadas pelo mundo todo, sobretudo nesta Terra de Santa Cruz, a República Federativa do Brasil. Por fim, e não menos importante, quero parabenizar de maneira singular os Presbíteros, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Pessoas Consagradas e leigos fiéis, que, sem cessar, oraram pela Santa Igreja e fizeram-na presenta nas várias cadeias da sociedade civil, impetrando ali um sentimento de pertença ao Reino de Deus, que se faz presente nas sociedades, sobretudo naqueles que são silenciados por um Estado que, tantas vezes, lhes tira a voz e a vez, como cantam diversos musicistas e liturgistas do nosso país.
Sem mais, rendemos glória a Deus por sua verdade revelada por intermédio da Santa Igreja Católica Apostólica Romana do Habblive Hotel para tantos irmãos e irmãs nossos.
Dado e passado na Cidade de São Paulo, no Brasil, junto à nossa Cátedra Arquiepiscopal, aos vinte e um dias do mês de março do Ano da Graça de dois mil e vinte e três, oitavo aniversário da igreja habbliveana, segundo do pontificado do Sumo Pontífice Lúcio, primeiro do nosso arcebispado.
Cardeal Arcebispo de São Paulo
___________________________________________________
[1] FRANCISCO, Encíclica Fratelli Tutti, 95.
[2] LEÃO, Homilia na Santa Missa em comemoração de um mês de pontificado, p. 9.
[3] LEÃO, Homilia na Santa Missa em comemoração de um mês de pontificado, p. 2.