Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta de Renúncia Pontifícia

LVCIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

    Aos Veneráveis Cardeais, Arcebispos, Patriarcas e Bispos,
Monsenhores, Cônegos e Padres, Diáconos e Seminaristas,
Religiosas e Religiosos e ao amado povo de Deus.

Na missão que me confiou o Colégio de Cardeais em 21 de Setembro de 2022, aprouve ao Espírito Santo que Deus que assentássemos sob a Cátedra de Pedro e assumíssemos o Ministério de Bispo de Roma e Papa da Igreja Universal.

Ao assumir o Ministério de Bispo de Roma, prometi ao Senhor dar o melhor de mim na condução da Igreja, priorizando as necessidades e sobretudo a expansão do anúncio do Evangelho e da Fé Católica em meio ao orbe virtual. Acredito ter realizado até aqui a missão que o Senhor exigia de mim quando de minha eleição ao Trono de Pedro. Não somente o sentimento de dever cumprido, mas as necessidades temporais e as responsabilidades pessoais que urgem em minha vida foram causa de reflexão para a decisão que aqui tomo. Refletindo ainda sob minha saúde e necessidades pastorais, priorizo por dar valor ao que para mim é o mais sensato e cabível a se fazer nesse momento. Afinal de contas, o Papa, enquanto ser humano também possui suas limitações pessoais e como todos, deve saber reconhecer o que é prudente e correto para todas as situações da vida.

Assim, julgando ser necessário para mim mesmo e para o bem, o futuro da Igreja que caminha à prosperidade e a grande reforma da reforma, declaro publicamente que RENUNCIO ao cargo de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo para o qual fui canonicamente eleito, de livre e espontânea vontade. De igual modo DEFINO que a Igreja entrará em Sé Vacante no próximo dia 16 de Abril, às 22h, dia em que celebraremos o Domingo da Páscoa do Senhor no orbe virtual, quando pois se conclui a consumação da Renúncia Papal.

No que se refere ao meu futuro, permanecerei como PAPA EMÉRITO da Santa Igreja de Roma e me coloco a inteira disposição e obediência ao novo Sumo Pontífice no que lhe aprouver necessário.

Por fim, manifesto meu agradecimento pessoal a cada um que carregou comigo a minha cruz ao longo destes árduos meses de Pontificado! Espero ter honrado com esse pontificado a memória de minha amada avó, de quem me inspirei na escolha do nome papal. Confirmo a cada um as minhas orações e preces pela manutenção de vossas vidas em Cristo Jesus!

Dado em Roma, junto à São Pedro, no dia 15 do mês de Março do Ano Mariano de 2023, primeiro do meu Pontificado.

Em Cristo Jesus;

+ Lvcivs Pp.
Pontifex Maximvs