Ao Eminentíssimo Sr. Arcebispo de São Paulo,
aos srs. Bispos-auxiliares,
aos Sacerdotes, Diáconos e Religiosos,
ao Chefe da Nação e do Estado,
e todo o povo cristão.
Quanto mais nós temos que dar graças ao Senhor!
Caros filhos, é com alegria que vos comunico nessa primeira ocasião transmitindo-os os meus votos de Paz e Bem em Deus.
Louvamos e agradecemos a Deus pela nossa vida, pela Santa Igreja ao qual nós nos circunscrevemos e sobretudo, bendizemos ao Pai por sempre nos ter confiado mais do que nós necessitamos. Ao Deus da vida, glória e louvor eternamente.
Nesta carta aberta, tendo Sua Santidade, o Papa Lúcio, Servo dos Servos de Deus, tornado pública a nomeação dos Excelentíssimos Senhores Bispos, saúdo e recebo com gratidão e afeto o ofício a mim atribuído de auxiliar na missão de continuar a caminharmos como Igreja peregrina e unida a esta grei apostólica brasileira.
Saúdo aqui de maneira todos os que se empenham no ofício do bem e da vida cristã, que se dedicam a manter viva a fé e a comunhão eclesial no território brasileiro. Bispos, padres e leigos que anunciam, que participam e que vivem um testemunho autêntico de fé: isto que nossa Santa Igreja preza e necessita.
De maneira particular, dirijo-me à Arquidiocese de São Paulo, na pessoa de seu Arcebispo, o Eminentíssimo Sr. Dom Josafá Torres Card. Uóiç, ao qual saúdo com estima fraterna e acolho-o, reafirmando a minha comunhão e atenção quanto ao ofício que me encontro. Que sejamos, além de cooperadores do Reino de Deus e da grei apostólica, irmãos unidos no amor do Pai, assim como a todos os servidores desta Arquidiocese.
No oficio de embaixador da Santa Sé no Brasil, com fraternal carinho, aguardo-os para a Solene Celebração Eucarística de Início dos Trabalhos Pastorais, que será agendado e divulgado pela Arquidiocese de São Paulo, sob minha presidência, ao qual também me colocarei a vossa disposição e ter a graça de conhecer e acolher a cada operário desta grande messe do Senhor.
Que Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, seja a nossa intercessora e fiel auxiliadora, para que nossos trabalhos em Cristo comece e para a glória da Trindade Santa termine.
São Paulo, 14 de Março do Ano Mariano de 2023.