Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Mensagem para a Quaresma 2023 | RMOP

 

DOM MARCUS ANTONIUS CARDEAL DI VEGESELA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CAMERLENGO DA CÂMARA APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI FRASCATI
PRESIDENTE DA REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA

Vaticano, 21 de Fevereiro de 2023

"Dai-lhes Vós mesmos de comer" (Mt 14,16)

Iniciamos com a quarta-feira de Cinzas este tempo favorável que é a Quaresma, como caminho de conversão, penitência e oração. Queremos assim estar preparados para a Páscoa do Senhor, que ao vencer o pecado e a morte, dá-nos a chance da vida plena. 

"A ascese quaresmal é um empenho, sempre animado pela graça, no sentido de superar as nossas faltas de fé e as resistências em seguir Jesus pelo caminho da cruz." [1] Esse caminho da cruz, necessário para nosso crescimento, só pode ser percorrido com plena entrega e confiança no Senhor, que acolhe nossas misérias e debilidades. Neste caminho, as quedas serão recorrentes, mas a força para reerguer-se deve estar centrada naquele que é nossa única esperança.

Este ano, como gesto concreto de nossa ascese quaresmal, somos convidados a olhar para a realidade de tantos irmãos e irmãs que, em nosso país, passam fome ou não tem uma segurança alimentar minimamente digna para sobreviverem. Esta é uma cruel e vergonhosa realidade que enxergamos num país tão rico em produção de alimentos, como é o Brasil, e que é uma das maiores nações cristãs do mundo. Onde está a resposta à ordem de Jesus: "Dai-lhes vós mesmos de comer"? Dar de comer aos famintos (cf. Mt 25, 35.37.42) é um imperativo ético para toda a Igreja, que é resposta aos ensinamentos de solidariedade e partilha do Senhor Jesus. Além disso, eliminar a fome no mundo tornou-se também um objetivo a alcançar para preservar a paz e a subsistência da terra. [2] Como alguém poderia se opor à isso? que tamanha desumanidade não se encontre entre os seguidores de Jesus!

Que nosso jejum e oração quaresmais, oferecidos de coração e não por coação, se concretizem em ações sinceras de caridade e serviço ao próximo. Que não sejam práticas apenas exteriores, para louvar a quem as pratica. Estes, como condena Jesus, já receberam sua recompensa (cf. Mt 6,5). Mas que nosso caminho quaresmal, vivido na pureza de coração, seja tempo favorável para nossa configuração ao mestre Jesus.

Oração da CF 2023: Fraternidade e Fome

Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.

Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.

Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos. Amém


+ Marcus Antonius Card. Di Vegesela
Cardeal Bispo di Frascati
Presidente da Rede Mundial de Oração do Papa



_________________________

[1] FRANCISCO, Mensagem para a Quaresma 2023

[2] BENTO XVI, Caritas in veritate, 27.