Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Mensagem de Sua Santidade Lúcio | Para o Tempo da Quaresma

LVCIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

Veneráveis Cardeais, estimados Bispos,
queridos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Seminaristas,
amado povo de Deus!

''Convertei-vos e credes no Evangelho, eis o tempo favorável!'' 

Vaticano, 23 de Fevereiro de 2023.

De maneira inolvidável, esta é uma das citações bíblicas mais ouvidas por nós, sobretudo no Tempo Quaresmal qual vivenciamos nestes dias em que somos chamados mais intimamente a uma criteriosa reflexão pessoal, a oração e as práticas penitenciais e de caridade. De fato, o período da Quaresma deve ser para nós cristãos o retiro espiritual de nossa alma, visando sempre a nossa evolução pessoal não somente na vivência em comunidade, mas uma evolução pessoal na fé e no amor que nos une a Deus e ao que é bom. Recolher-se no seu próprio eu, estar em perfeita comunhão com o íntimo de nós refletindo assim todos os sentimentos presentes em nossa vida: Nossas alegrias e tristezas, nossas dores e angústias, nossas aflições e pecados, tudo aquilo que temos e somos de modo a pesar tudo na balança da vida, na qual somos juízes e ao mesmo tempo sujeitos principais das mudanças necessárias e assim estabelecer uma avaliação precisa e sincera sobre nós mesmos.

Assim, na medida em que vamos vivendo interiormente todo este processo avaliativo sobre nós e sobre aquilo que estamos oferecendo aos outros irmãos, Cristo também se faz presente junto de nós, pois com Seu amor nos acolhe apesar de nossas limitações e com a Sua palavra nos orienta e nos conduz a imitá-lo em tudo, assumindo assim a missão de autênticos cristãos, cooperando mais devotamente com a Messe do Senhor no anúncio da palavra de Deus e na missão apostólica da Igreja. Compreendendo a necessidade de nosso retiro espiritual íntimo e pessoal, um criterioso processo avaliativo sobre nós mesmos e sobre o cristianismo que estamos exercendo e dessa maneira passando por uma verdadeira conversão pessoal, certamente estaremos sob o amparo e a proteção d'Aquele que caminha conosco à nossa frente, de modo a constituir uma vida de alegrias, bênçãos e vitórias junto ao Senhor que apenas oferece o que é bom aos seus filhos.

Convictos disso, iniciamos este Tempo Quaresmal, no qual o Senhor Jesus disponibiliza por meio de Sua Santa Igreja uma nova oportunidade de sermos novos em Cristo, renascendo na fé e na vivência social, enxergando tudo ao nosso redor de outro modo, estando sempre de acordo com a vontade de Deus, nosso Pai. Tendo em vista todas essas constatações que apenas nos causam bem e nos elevam espiritualmente e humanamente, exorto-os à prática diária da oração pessoal e privada, das penitencias corporais e sobretudo da caridade aqueles que estão mais longe da vida com Deus em comunidade, mas que depositam toda sua fé e esperança n'Ele! Desejo ainda fazer um importante apelo a todos os cristãos, de modo a cessar com a prática religiosa e antiga de fazer e cumprir promessas muitas vezes realizadas a Deus, a Virgem Maria ou aos Santos, orientando-os de maneira sincera ao erro que se comete por meio desta prática popular ao colocarmos Deus ou os habitantes da Pátria Celeste contra a parede em prol de favorecimento pessoal. Com Deus não se negocia! Certamente o Senhor nos concede aquilo que merecemos. Quando Deus julga necessário conceder-nos uma grande bênção em nossa vida, Ele o faz a Seu tempo, que é diferente do nosso. Isso deve ser claro e compreensível a todos os cristãos.

Ao findar desta Mensagem Quaresmal, direciono-me aos clérigos e fiéis, suplicando-lhes neste período de reflexão que o façamos todos juntos em comunidade, unidos na Comunhão Eucarística e Espiritual e trilhando todos ao mesmo tempo os caminhos que o Senhor preparou para nós. Finalmente, alegro-me em presenteá-los ainda neste período quaresmal com a segunda encíclica deste nosso pontificado à respeito da oração, sobretudo nos momentos em comunidade eclesial.

Despeço-me invocando as bênçãos de Deus todo-poderoso sobre cada um de nós, de modo a sermos tocados na mente e no coração e assim despertar-nos ao chamado do Divino Mestre que nos aponta o caminho que leverá ao encontro definitivo com Ele e assim gozaremos eternamente da felicidade que nunca se acaba.

Paternalmente, em Cristo Jesus;

+ Lvcivs Pp.
Pontifex Maximvs