Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta ''Faciem tuam, Domine, Requiram'' | Pela qual se convoca a Semana dedicada à Vida Consagrada, Religiosa e Missionária

DOM MARCOS NUNES CARD. DE MONTSERRAT
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL PRESBÍTERO DI SANCTUS FRANCISCUS ASSISIENSIS
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA AS ORDENS RELIGIOSAS

A todos que lerem esta carta, saúde e bênção apostólica.

Caríssimos, o mundo virtual se encontra em uma situação delicada, o qual o mesmo, pela análise das ações, solicita vidas consagradas como exemplo para seguir adiante em sua jornada e caminhada.

A Vida Consagrada, Religiosa e Missionária, é mostrada para todos como a visibilidade de um Jesus humilde e obediente ao Pai, que por sua vez, anuncia a Paz e a Salvação para todos. Assim, é preciso ser solicito ao consagrar a vida para Cristo, já que dali em diante, será um exemplo visível para todos e um representante da obra edificadora de Cristo. [1]

Ao falarmos de obediência, é comum associarmos a mesma como uma atitude filial já que, antes de tudo, a ação da obediência é ser fiel ao Deus misericordioso e seguir os preceitos do seu projeto para as nossas vidas, isto é, quando se há a convocação do Pai para ser um missionário da vida consagrada. [2]

Por sua vez, a magnitude de sermos eleitos para prosseguirmos em execução com o projeto de Deus, vem baseando-se na Fé do Novo Mandamento deixado por Nosso Senhor Jesus Cristo, o mandamento do amor.

Se somos filhos do mesmo Pai, por outrora somos irmãos. A comunhão fraterna e a convivência humana com os demais, é de extrema importância na vida do religioso ou religiosa, que deve sempre usar o amor fraterno como mediação entre os Céus e à terra.

A busca incensante para ensinar é praticamente inútil quando não se há a escuta. 

Ouvir para ser ouvido, é a chave fundamental para a melhor comunicação dos religiosos para o povo, visto que há verdadeiramente a necessidade em manter um diálogo com o Povo de Deus que espera ser arrebanhado para o Reino dos Céus.

Por fim, acolher o magistério de uma vida consagrada é renovar a vida seguindo o Evangelho, buscando ouvir, ensinar e acolher todos aqueles que precisam, pois, essa é a verdadeira alegria do Evangelho, ensinar com amor, falar com sabedoria e ouvir com misericórdia.

Fortalecidos pelo Espírito e buscando evangelizar aqueles que necessitam, as ordens religiosas, nesse âmbito virtual, vem com a missão de aproximar aqueles que solicitam e executam suas missões confiados pelo Pai Misericordioso, isto é, reunir em um só pensamento todos aqueles que já fazem parte de nosso apostolado.

Se faz necessário, a execução e expansão maior das ordens existentes no mundo virtual do Habblive por isso, DECRETAMOS A ABERTURA DA SEMANA DEDICADA À VIDA CONSAGRADA, RELIGIOSA E MISSIONÁRIA, pelo qual tem a finalidade de expandir os preceitos dos institutos existentes na santa Igreja e reunir os membros em uma só missão.

Pedimos orações durante essa semana, que iniciará no dia 12 desse mês e se encerrará no dia 17, para podermos nos reunir e executar aquilo que será compartilhado com todos nós.

Assim, pedimos forças a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para podermos seguir em frente e buscar alimentar nossa fé para por fim, suprirmos as necessidades humanas e eclesiais.

Dado e passado em Aparecida do Norte, no dia 05 do mês de Fevereiro, sobre o desempenho e a execução do II Sínodo dos Bispos, no Ano Mariano de 2023.


 

REFERÊNCIAS

[1] A serviço da autoridade e da obediência, Introdução P.1, Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, 2008.

[2] A serviço da autoridade e da obediência, A obediência como escuta P.5, Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, 2008.