DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI SABINA-POGGIO MIRTETO E SANCTA LÚCIA
PRAEFECTVS CONGREGATIO PRO CLERICIS
Romae, die 23 Ianuarii, 2023.
Ao Revmo. Padre Keccio Santos,
minha saudação e benção a todo o Clero da Archidioecesis Sancti Pauli,
Salutem et Pacem sub benedictione virginis Marie!
𝔄 Igreja se organiza e desdobra para cuidar de todos e fazer o melhor na sua administração e conciliar as nossas disponibilidades, mas também devemos estar disponíveis para ela. Este Dicasterio atento as necessidades eclesiais da Igreja presente no orbi Habbliveano, e sendo respaldado pelo Código de Direito Canônico, juntamente ao Decreto Pontificio do Papa Bento I ( 12/04/2021), em seu art. n°. IV e V, chegou a conclusão e num primeiro momento de conversa e diálogo duas bases fundamentais da Igreja, frente a este supracitado a quem endereçamos está ADVERTÊNCIA, ao Padre Keccio Santos, sempre se tratando de uma pessoa que preza pela liturgia em uma de suas celebres falas "liturgo por excelencia", vem sendo apontado por seus irmãos no colégio presbiteral, com uma certa negligência pelas normas clericais, além de faltar com respeito a seus superiores.
A nossa função não penalizar, e sim, de chegar-se a um consenso onde há o favorecimento de ambas as partes. Estamos aqui para sermos Igreja e ser Igreja é viver a fraternidade, é errar e se corrigir no amor, é ser fraco e ter o apoio do próximo. O mundo já quer nos destruir, em nosso meio é lugar de fortalecimento; se não há amor em suas intenções, a Igreja não é lugar para serem sacerdotes. Afirmo-vos com sã consciência que o sacerdote "mundano" não passa de um "pagão clericalizado. Que o sr, passe a se vestir, se comportar e se impor como um verdadeiro persona Christ em sua vida e ministério. Caso contrário este dicásterio em comunhão com a região eclesial responsavél pelo sr tomará as devidas providências.
"Ser sacerdotes é, queridos irmãos, uma graça, uma graça muito grande, que não é antes de tudo uma graça para nós, mas para o povo. E para o nosso povo é um grande dom que o Senhor escolhe, no meio dos seus rebanho, alguns que cuidam exclusivamente das suas ovelhas, como pais e pastores". Padre Keccio Santos, não há salário maior do que a amizade com Jesus, não se esqueça disso". Não se esqueça para qual propósito foi ordenado, pela Santa Madre Igreja de Cristo.
𝔄o Clero da Arquidiocese de São Paulo/Brasil, deixo a seguinte reflexão extraída das Cartas "Eucharisthia et Ordinis Sacerdotis" e "Patrem et Ecclesiam Suam", que nos recordam que, para ser santo, onde a providência divina nos quiser, devemos tomar Cristo, segundo as palavras do Beato Marcelo Spinola, como nosso ‘livro’, destacou e continuou citando este beato, destacando que “não há virtude que Jesus Cristo não tenha praticado, ensinando-nos o caminho… Por isso, Jesus Cristo pode e deve ser chamado, como o chamavam Santo Tomás de Aquino e Santa Teresa, nosso livro… Se nós os imitássemos lendo e estudando este grande livro chamado Jesus Cristo, certamente não estaríamos longe na ciência dos santos”.
In Christ;
Datum Romae, ex aedibus S. Congregationis pro Clericis, in memoria liturgica Beati Henrici Suso in woodcuts, a saeculo XVII. XV, die XXIII ianuarii Mariani anno MMXXIII, Pontificatus Nostri Lucii I Papae.
+ Gabriel Souza Card. Giovanelli
Praefectvs
_______________________________
NOTAS
[1] Cf. GIOVANELLI, Gabriel Souza. Carta Aberta aos Padres "Eucharistia et Ordinis Sacerdotis". Publicado em 28 de Set de 2022. Acessado em: 23 de Jan de 2023.
[2] Cf. GIOVANELLI, Gabriel Souza. Carta "Patrem et Ecclesiam suam". Publicado em 06 de Jan de 2023. Acessado em: 23 de Jan de 2023.