Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Intenção do Papa de Janeiro de 2023: O Diálogo e Amizade Social | RMOP

 


Vaticano, 31 de Dezembro de 2022.

Neste mês de janeiro, o Santo Padre convida-nos a rezar «para que, nas situações de conflitos sociais, econômicos e políticos, sejamos artífices corajosos e apaixonados do diálogo e da amizade». Como refere a Rede Mundial de Oração do Papa, o Santo Padre «confia às nossas orações situações e pessoas que frequentemente esquecemos. Há tantos desafios para a missão da Igreja! Noutras ocasiões, falou-se da importância de construir a amizade social com todos, inclusive com aqueles que pensam de modo diferente. Atualmente, com tantas tensões e confrontos, é necessário recuperar a amizade social entre nós mesmos».

Em muitas passagens da sua vida pública, deparamo-nos com Jesus que não só dialoga, mas é o primeiro a começar a conversa. Foi assim com a Samaritana, com Zaqueu, com o paralítico que estava junto da piscina, com o cobrador de impostos Mateus, e em tantas outras vezes no Evangelho, Jesus dialogante adianta-se a falar, a perguntar, a desejar diálogo com muitos. Depois de ressuscitado, faz o mesmo com Madalena, com os discípulos de Emaús, com Tomé, para os converter à sua ressurreição e os convidar a entrar em seu Coração. Perceber esta dimensão de Jesus deve entusiasmar-nos a todos a sermos homens e mulheres de diálogo sincero, aberto, corajoso, audaz, amigo. 

Precisamos dessa audácia, dessa fortaleza, da ação do Espírito para que tenhamos essa capacidade e sejamos instrumentos de paz e concórdia através da amizade e do diálogo. Olhar Jesus e aprender com Ele. O mundo onde há conflitos sociais, econômicos e políticos precisa de artífices destemidos do diálogo e da amizade, para que reine a paz, a justiça, para que todas as partes se saibam escutar com amizade e delicadeza, para que alcancemos a graça de um entendimento e de uma comunhão fraterna. 

Nos nossos tempos, tantas vezes, a diferença de pensamento ou estilo de vida parece cada vez mais um presságio de confronto. Peçamos ao Espírito que nos ajude a repensar as nossas relações, a fim de que a diferença seja para nós caminho de contribuição e não de conflito. Peçamos esta graça a Jesus, por intermédio de Nossa Senhora.


ORAÇÃO
 OFERECIMENTO DIÁRIO- JANEIRO 2023

Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo.

Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunhas do teu amor: Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que, nas situações de conflitos sociais, econômicos e políticos, sejamos artífices corajosos e apaixonados do diálogo e da amizade.

Pai nosso, Ave Maria, Glória.

Reze-se esta oração na oração pessoal ou comunitária, especialmente nos momentos de Adoração ao Santíssimo, durante este mês.