Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Instrução "Silentium cordis" | Sobre as celebrações na Solenidade de Santa Maria, mãe de Deus

DOM JOSAFÁ TORRES UIÓÇ
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
BISPO-AUXILIAR DE SÃO PAULO, TITULAR DI ITA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO
DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS 

INSTRUÇÃO LITÚRGICA #02: 
SILENTIUM CORDIS

A vós, irmãos e irmãs, graça e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

1. NO SILÊNCIO DO CORAÇÃO Maria guardava os fatos e as palavras (Lc 2, 19), ensinando-nos que na simplicidade do silêncio, aprendemos grandes coisas. A complexidade do Evangelho deste domingo nos faz refletir a temática da visita e da escuta. 

2. Os pastores, marginalizados do tempo de Jesus, foram as pressas, como salienta muito bem o evangelista Lucas, para se rejubilarem com o nascimento da lumen gentium, luz das gentes. É o Menino envolto em faixas que governa todos os povos, especialmente os periféricos. O povo de Deus tem pressa para ver o seu Senhor.

3. Neste ínterim, esta Congregação, por meio desta instrução, busca convidar a todos para que, nesta Solene Celebração Eucarística na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e início do ano civil de 2023, seja ornamentado um altar próprio com o ícone ou alguma imagem da Virgem Maria. Recomendamos que seja um local próximo ao presbitério, para que no momento da reflexão, buscando o melhor acesso, o Presidente possa usufruir também deste meio de comunicação não-verbal.

4. AUTORIZAMOS por ocasião do Ano Mariano 2022-2023, proclamado por Sua Santidade, o uso predominante da COR AZUL nos paramentos litúrgicos em todo o território fora dos muros vaticanos, incluindo os países da América Latina e do Oriente, na Solenidade de Santa Maria, mãe de Deus.

5. Informamos aos leitores da Livraria Editora Vaticana que as músicas utilizadas para confecção do Semanário Litúrgico da Solenidade de Santa Maria, mãe de Deus, são de composição, majoritária, de Frei Frabetti, grande musicista e liturgista do Brasil. Recomendamos ainda que, no Canto da Comunhão, seja utilizado o teor que dispomos no aludido livreto, contendo a letra evangélica e a música do Reverendíssimo José Weber.

Ademais, convidamos a todos para a reflexão, juntamente com nossos irmãos luteranos, da letra abaixo:

Música: Reginaldo Veloso
Letra: Magnificat Versão Luterana

ELA ERA POBRE E SILENCIOSA, E ATÉ SOFRIDA!
OLHAVA COM TERNURA A ROSA E AMAVA A VIDA.

AO RECEBER O MENSAGEIRO INESPERADO, 
FICOU SURPRESA O DIA INTEIRO COM SEU RECADO.

OFERECEU-SE ENTÃO SOZINHA, AO BOM MISTÉRIO, 
SABENDO QUE ERA DEUS QUE VINHA A SEU CRITÉRIO.

DISSE QUE ELE OS PREPOTENTES ESVAZIARIA
E QUE OS MAIS POBRES E CARENTES ELEVARIA.

SENTIU QUE NESSA TÃO SECRETA MATERNIDADE
NASCIA A COMPREENSÃO COMPLETA A LIBERDADE.

Em Cristo Jesus,

DOM JOSAFÁ TORRES UIÓÇ
Bispo


Dado e passado na Igreja de São Sebastião, Arquidiocese de São Paulo, sob responsabilidade da Nunciatura Apostólica para o Brasil, aos trinta dias do mês de dezembro do Ano Mariano de dois mil e vinte e dois, sexto dia da oitava do natal.