Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta Pontifícia | Ao Senhor Cardeal Decano Dom Gabriel Pedro de Alcântara Orleans e Bragança

LVCIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

Ao meu amado Cardeal Decano e amigo, Dom Orleans e Bragança.

Neste período em que me encontro de férias em Castel Gandolfo, chegou ao meu conhecimento, diante dos muitos papéis dispostos no Gabinete Pontifício para análise, o requerimento de Vossa Eminência referente à sua renúncia ao cargo de Decano do Colégio de Cardeais.

Diante dos bons feitos de Vossa Eminência e visando amenizar no senhor os encargos da Cúria Romana e do Colégio Cardinalício, em audiência privada e de livre vontade de ambas as partes CONCEDO-LHE a desejosa renúncia ao Decanato de modo que permanece à disposição da Sé Apostólica para exercer uma nova função na Cúria Romana. Ainda aqui, pelo mérito dos muitos meses de trabalho prestados à Sé Apostólica CONCEDO-LHE ainda o título de Decano Emérito do Sacro Colégio de Cardeais acumulando ainda o título de Albano do qual agora é titular. Portanto, passa a possuir a dignidade e título de Cardeal Bispo Emérito de Óstia e Albano, no entanto, ainda deverá prestar trabalho e obediência a esta Sé Apostólica, o que não está dispensado por nós.

Por fim, mas, não menos importante, humildemente rogo-vos o perdão em nome daqueles que lhe ofenderam ou imputaram sobre vós injúrias e inverdades de modo a prejudicá-lo ou afastá-lo do convívio com este Colégio. Vossa Eminência sempre demonstrou ser para mim um fiel amigo e servidor, merecedor de todas as honrarias e homenagens, não deve sucumbir diante das tentações e ciladas do inimigo que lhe querem mal.

No que tange ao Decanato, diante da eleição de D. Joseph Cardeal Ghislieri por parte dos Cardeais Bispos, este deverá assumir seu ofício entre 1 de Janeiro à 28 de Fevereiro de 2023, como rege a Constituição Apostólica ''Cardinalis Officium II'', no prazo de 2 meses.

Sem mais, suplicamos a proteção de Deus e da Virgem Santíssima, de modo que derramem muitas bênçãos sobre Vossa Eminência e sobre sua família.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, ao dia 22 do mês de Dezembro do ano de 2022, primeiro do nosso Pontificado.

+ Lvcivs Pp.
Pontifex Maximvs