Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Intenção do Papa: Dezembro de 2022 | Rede Mundial de Oração do Papa

 


Vaticano, 30 de Novembro de 2022.

Sua Santidade, o Papa Lúcio, em comunhão com a realização da Jornada Mundial da Juventude na vigência do  Ano Mariano, convoca toda Igreja a rezar com ele pela intenção deste mês de dezembro de 2022: "para que os jovens, chamados a uma vida em plenitude, descubram em Maria o estilo da escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço.

O tema da próxima Jornada Mundial da Juventude, a JMJ 2022, será mariano: 'Com Maria, missionários do amor'. É, sobretudo, um convite para que a juventude, sob o impulso da vocação corajosa de Maria Santíssima, seja artífice na construção da 'civilização do amor', construindo uma cultura do encontro e do diálogo, do respeito e da solidariedade. A isto nos recorda o lema da JMJ: 'Juventude de paz'.

Essa civilização do amor foi vislumbrada por São João Paulo II, ao recordar a presença da juventude na JMJ realizada em Roma: "Ao ver-vos ao meu redor, dentro de mim surgia um sentimento profundo de gratidão ao Senhor, que me dava a graça de contemplar, através do colorido mosaico das vossas línguas, culturas, costumes e mentalidades diversas, o milagre da universalidade da Igreja, do seu ser católica, da sua unidade. Vi, em vós, a admirável composição da diversidade na unidade da mesma fé, da mesma esperança, da mesma caridade, como expressão sumamente eloquente da realidade estupenda da Igreja, sinal e instrumento de Cristo para a salvação do mundo e a unidade do género humano. O Evangelho chama-vos a reconstruir aquela unidade originária da família humana que tem a sua fonte em Deus Pai, Filho e Espírito Santo." [Mensagem de João Paulo II para o 34° Dia Mundial da Paz]

Com a intenção de oração deste mês, no contexto do reavivamento jovem, o Papa Lúcio lança luz sobre a formação dos jovens no discernimento: como podemos ajudar os jovens, seguindo o estilo de Maria, a ouvir, a discernir, a reconhecer os apelos do Senhor e a servir no mundo de hoje? 

Maria não conhecia a frase «deixemos ver o que acontece». Era determinada: compreendeu do que se tratava e disse «sim», sem rodeios de palavras. Foi algo mais, qualquer coisa de diferente. Foi o «sim» de quem quer comprometer- -se e arriscar, de quem quer apostar tudo, sem ter outra garantia para além da certeza de saber que é portadora duma promessa. Perguntemo-nos: Sentimo-nos portadores duma promessa? Que promessa trazemos no nosso coração, devendo dar-lhe continuidade?

Que este encontro de oração e partilha nos ajude a ter, como Maria, a atitude da escuta para um bom discernimento. Peçamos o dom do Espírito Santo, para que ilumine o caminho que o Senhor nos quer fazer percorrer como comunidade.


ORAÇÃO
 OFERECIMENTO DIÁRIO- DEZEMBRO 2022

Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo.

Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunhas do teu amor: Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que os jovens, chamados a uma vida plena, descubram em Maria o estilo de escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço.”

Pai nosso, Ave Maria, Glória.

Reze-se esta oração na oração pessoal ou comunitária, especialmente nos momentos de Adoração ao Santíssimo, durante este mês.