DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-PRESBÍTERO DI SANCTA LUCIA
CONGREGATIONIS PRAEFECTUS DI ORDINE RELIGIOSIS
03 de Outubro de 2022
Aos religiosos e religiosas, da familia carmelita,
paz e bençãos da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
𝔖er carmelita hoje, é viver no obséquio de Jesus Cristo e abraçando o seu Evangelho como norma suprema
da nossa vida, tendemos, na força do seu Espírito, que distribui os Seus dons como quer, para um
mútuo serviço entre nós e para com os outros homens. Cooperamos, assim, para que se realize
neste mundo o desígnio de Deus, que quer reunir todos no Povo Santo.[1]
Aprofundando-nos na dinâmica e universo carmelita, podemos hoje reconhecer que é impossível dissociar a Ordem Carmelita de suas outras naturezas laicais de vida consagrada. A Ordem Terceira, composta por fieis leigos-consagrados, é a expressão mais bela da inserção do sagrado no meio dos homens. Esses leigos, conscientes de sua fé e da natureza de sua vocação são de fato o sal que dá gosto e a luz que ilumina os diversos seguimentos da sociedade, no qual estão inseridos.[2] Suprimir a atividade laical na Igreja, tão necessária nos nossos tempos, é reduzir a assembleia de Deus a um aglomerado de clérigos.
Este dicastério visando a vocação consagrada religiosa no habblive hotel, exercendo seu papel cristão em meio a uma sociedade marginalizada, e se preocupando em associar ainda mais a unidade da Igreja, vem por meio deste DECRETO, afirmar a aceitação do pedido encaminhado a Santa Sé, decretando de maneira oficial a reabertura da Ordem Terceira do Carmo, o fazemos para que a Família de Santa Tereza d' Ávila, na diversidade de seus ramos possa exercer com mais dignidade e dinamicidade a sua missão. E já vendo o trabalho de um grande irmão envio-o como PROFESSO PERPÉTUO desta Ordem, Ir. Dom José Sales, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo/ Brasil.
Exortamos os irmãos da venerável ordem terceira que sigam com fidelidade e obediência as disposições provenientes desta Sé Apostólica, como também da Cúria Geral. E desejamos que seja proveitosa a reabertura deste ramo da congregação, como também sejam numerosos os frutos de seus trabalhos para a vida da Igreja Universal.
𝔓or fim rogo a intercessão da bem aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, sobre todos vocês e a Igreja. Que ela junto a seu esposo, o Espirito Paráclito, ajudem a melhor discernir os caminhos profícuos para o povo de Deus.
Datum Romae, die 3 octobris 2022, in memoria liturgica Sancti Andrée de Soveral, Ambrósio Francisco, Presbs. et Sociorum Martyrum, sub Pontificatu Summi Pontificis Lvcivs Pp.
Em fraternidade, de seu dileto irmão,
ℳℴ𝓃𝓈. ℳ𝒾ℊ𝓊ℯ𝓁 ℋℯ𝓃𝓇𝒾𝓆𝓊ℯ
Secretarius
____________________________
NOTAS
[1] (Art. 2. Capítulo I, “Dom e missão da Ordem”, Constituição da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, 1995.)
[2] (Art. 115. Capítulo IX, “A missão apostólica
e a realização da justiça e da paz no mundo”, Constituição da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, 1995.)