Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Intenção do Papa: Outubro de 2022 | Rede Mundial de Oração do Papa

 

Vaticano, 30 de Setembro de 2022.

Sua Santidade, o Papa Lúcio, convoca todos os cristãos a rezarem com ele pela intenção deste mês de outubro de 2022: para que todos nos preocupemos para que os órfãos, especialmente os que vivem em orfanatos, sejam devidamente atendidos em sua formação humana e cristã.

Com a intenção deste mês, o Papa Lúcio quer nos provocar a ter um olhar mais afetuoso e atento às necessidades de tantos irmãos nossos, desamparados de seus lares e famílias, para que tenham sua dignidade humana promovida, respeitada e que acima de tudo encontrem as bases sólidas do amor fraterno, indispensável para o desenvolvimento humano.

Na escrituras sagradas, o termo "viúva e órfão" é sempre usado para designar pessoas à margem da sociedade. Na tradição judaica, que Jesus experimentou, ser viúva e órfão, assim como ser estéril ou padecer de doença grave como a lepra, eram condições de vergonha e de segregação. Essas pessoas eram consideradas abandonadas ou castigadas por Deus, e portanto, não mereciam atenção. Desse modo, numa sociedade profundamente patriarcal e com apego à linhagem familiar como a judaica, ser órfão e portanto sem família e estirpe, se tornava condição para discriminação.

Jesus veio romper com este paradigma. Ele veio mostrar o Deus Pai de amor, que não desampara seus filhos. Aquele Deus que o salmista versou: "Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada" (cf. Sl 68,5). Na espiritualidade do coração de amor do Deus de Jesus Cristo, sabemos que não há espaço para segregação e discriminação entre os filhos de Deus. E se esta existir entre os homens, não é assim com ele: "porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá" (cf. Sl 27,10). Deus sabe que muitas vezes os pais terrenos estiveram ausentes ou não fizeram seu trabalho. Ele se oferece para preencher o papel de Pai. Ele nos convida a invocá-lo quando estivermos angustiados, a lançar todas as nossas preocupações sobre Ele, e a desfrutar de sua companhia. Ele modela para nós as características que tinha em mente quando projetou a paternidade. Embora muitas vezes os pais terrenos não cumpram o ideal, Deus promete que nEle ninguém precisa ficar sem um Pai perfeito.

Entendendo isso, rezemos neste mês juntamente do Santo Padre, para que cresça entre nós o entendimento necessário de acolhimento dos irmãos e irmãs desamparados de seus lares. Se a convivência familiar é falha e inexistente em tantos casos, que possamos construir uma grande família, uma rede de apoio, que possa oferecer o afeto, a dignidade, a moradia, a formação humana e apoio psicológico e espiritual aos que necessitam. 


ORAÇÃO
 OFERECIMENTO DIÁRIO- OUTUBRO 2022

Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo.

Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunhas do teu amor: Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que todos nos preocupemos para que os órfãos, especialmente os que vivem em orfanatos, sejam devidamente atendidos em sua formação humana e cristã.

Pai nosso, Ave Maria, Glória.

Reze-se esta oração na oração pessoal ou comunitária, especialmente nos momentos de Adoração ao Santíssimo, durante este mês.