PELA QUAL SE CRIA ''AD PERPETUAM'' A ADMINISTRAÇÃO APOSTÓLICA PESSOAL SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
Ao mui diletíssimo filho, Dom Joseph Cardeal Ghislieri.
Aos que desta lerem, minha Bênção Apostólica e meus votos de saúde e paz
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Cf. Mc. 16:15)
A Santa Madre Igreja tem a missão de estabelecer o Reino de Deus na terra, anunciar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e zelar por todos os filhos de Deus. O serviço sacerdotal deve ser desempenhado com zelo, amor e fé, obedientes a palavra de nosso Salvador, guiados pela sabedoria do Santo Evangelho e fiéis a doutrina da Santa Madre Igreja.
No seio desta nossa amada Igreja Romana há a mais bela manifestação deixada por Cristo em sua memória de sacrifício, entrega e amor, a Santa Missa. E, em mais de dois milênios de história, celebramos este mistério de fé dentro de uma diversidade de ritos que manifestam a essência da Paixão, morte e Ressureição de Nosso Senhor através da Santa Eucaristia.
A fé é o alicerce que nos guia em nossa missão como filhos da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. O alimento da fé é a oração, o amor e a dedicação a Nosso Senhor através da Santa Eucaristia. Portanto, celebrar a Santa Eucaristia é zelar por nossa fé. Somente vivendo o mistério de morte e ressureição é que Cristo poderá habitar em nossos corações. "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim." (Cf Gál. 2:20)
Para salvaguardar estas plurais liturgias, nascidas das culturas e povos que remetem as origens da Santa Igreja, celebramos esta variedade de ritos como uma só Igreja, e um só pastor, Jesus Cristo. A Igreja Romana é viva, e acompanha a ação do tempo. Porém, é necessário celebrarmos e mantermos costumes e tradições ricas em zelo, beleza e harmonia, dignas de Nosso Senhor e Salvador.
Assim, com a finalidade de manter viva as tradições litúrgicas da Santa Madre Igreja pré-conciliar, e dispensar os ritos romanos na forma extraordinária a todos os fiéis da Santa Madre Igreja que assim buscarem, eu, Sua Santidade, o Papa Pio, DECRETO a abertura da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, e NOMEIO Vossa Eminência Reverendíssima, Dom Joseph Cardeal Ghislieri como Ordinário desta Administração Apostólica.
O Eminentíssimo Cardeal deverá nomear também um Ordinário Coadjutor e um Ordinário Auxiliar, ambos da Ordem Episcopal. Poderá também nomear, sob sua vontade, um Secretário para a Administração Apostólica. Caberá a ao Ordinário da Administração Apostólica admitir e demitir clérigos na instituição conforme seus regulamentos internos, e nomear seu sucessor em caso de renúncia.
Em caráter Ad Perpetuam, a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney não poderá ser fechada, porém, poderá incorrer em estado de inatividade por falta de clérigos, devendo ser anunciada sua inatividade. Então caberá ao Sumo Pontífice reinante nomear um Ordinário Apostólico para esta e anunciar sua reativação, não sendo necessária outra bula ou decreto de abertura.
Que, a exemplo de São João Maria Vianney, esta Administração Apostólica zele pelo Reino de Deus e seja um perfeito exemplo de entrega e serviço a Cristo, Nosso Senhor. Rogo a Santíssima Virgem Maria que interceda por esta circunscrição eclesiástica para que contribua com a evangelização dos povos e o anuncio do Reino de Deus.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 05 dias de Setembro, do Ano Santo Mariano de 2022.