A Sagrada Congregação para o Bispos, com a aquiescência de Sua Santidade o Papa Pio, bem como do Colégio Apostólico, após cuidadoso exame quanto ao mérito, decreta a reintegração do excelentíssimo D. João Padova ao Colégio Episcopal, bem como a sua titulação como Bispo de Monteverde e nomeação como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, gozando de todos os direitos e obrigações previstos pelo Código de Direito Canônico.
É mister recordar que Sua Excelência – sagrado bispo pela imposição das mãos e oração consecratória do então Papa Bento I, em 27 de julho de 2021, na Catedral de Frascati –empreendeu diversos trabalhos ao longo de sua insígne caminha eclesial, sem ter-lhe incidido nenhuma sanção canônica de natureza gravíssima, além de ter-se mantido fiel à esta Sé Apostólica, em que pese a sua ausência, de tal modo que, tendo nos assegurado a sua disposição de retorno às atividades eclesiásticas, o julgamos digno para exercício do episcopado.
Assim, caríssimo Dom João Padova, esta Congregação, em nome dos bispos da Igreja, o acolhe com grande alegria neste sagrado Colégio, na certeza de que exercerás com devido zelo o tríplice múnus episcopal de ensinar, santificar e governar, em comunhão com seu Bispo Diocesano, o povo de Deus que lhe fora confiado pela Santa Mãe Igreja.
Por fim, confiamos-te ao patrocínio de Nossa Senhora, para que possas ser presença do Bom Pastor em meio aos filhos e filhas de Deus.
Roma, da Congregação para os Bispos, 24 de agosto do Ano Santo Mariano de 2022, sob a Coroa de Pio, Pontífice Máximo.