CONGREGATIO DE INTITUTIONE CATHOLICA
CONGREGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA
CONGREGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA
DOM JOSEPH EUGÊNIO RATZINGER CARD. GHISLIERI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ
CARDEAL-BISPO DI VALLETRI-SEGNI
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA EDUCAÇÃO CATÓLICA
Em comunhão com o Sumo Pontífice -o Papa Bento-, assim tendo sua aprovação, após um diálogo onde foram apresentadas algumas pautas, informações e um relatório oral -qual se tratou a situação da Igreja e do seminário em Roma-, foi vista a necessidade do fechamento do Pontifício Seminário Romano. Aqui se encontra os motivos que levaram esta decisão, tomada em comunhão com a Igreja:
1. Diocese de Roma na orbe do Habbilve Hotel, passou a funcionar apenas como Cúria -exceção apenas para os Arciprestes, que cuidam das Basílicas Papais, contendo o dever de zelar pela pastoral e propagação da devoção pela qual foram dedicadas-;
2. Os únicos candidatos presentes no seminário eram candidatos ao Diaconato Permanente -Pablo e sbt, desistiram da formação diaconal-;
3. A Diocese de São Paulo -com seu funcionamento legal, legitimamente canônico, em comunhão com seu Bispo Diocesano, com Sumo Pontífice e com a Igreja, tendo o exercício pleno de seus poderes-, foi vista a falta de um seminário diocesano, tanto na observância dos motivos anteriores, quanto para a promoção do serviço vocacional e comunhão entre os próprios clérigos de São Paulo, por consequência também com os clérigos de Roma -que não irão se ausentar dos serviços na Congregação para Educação Católica, mas serão remanejados e nomeados para outros encargos-.
Nesta perspectiva de ter e manter o seminário em outra Diocese pelas pautas tratadas, para que fosse instaurada: a pastoral vocacional; o seminário; o conselho de formação; e o que for possível e necessário para o funcionamento pleno da Diocese. Estas readaptações feitas para a Igreja do Habblive, para que se mantenha a paz, o serviço, a oração e a comunhão.
Tendo explanado está atual situação, em comunhão com o Santo Padre, o Papa Bento, tendo sua bênção apostólica e sua aprovação, eu Joseph Eugênio Ratzinger, Cardeal Ghislieri, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, DECRETO o fechamento do Pontifício Seminário Romano.
Datum Romae, ex Praefectura Institutionis Catholicae, die XVIII mensis Martii, anno Domini MMXXIII, sub corona Benedicti, Pontificis Maximi.