Caros irmãos em Cristo, eminentíssimos irmãos no Colégios Cardinalício, excelentíssimos irmãos no Colégio Episcopal, reverendíssimos irmãos no presbitério padres e diáconos, filhos seminaristas e amado povo de Deus, desejo que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.
Em nome de sua Santidade, o Papa Bento, em comunhão com a Igreja de Cristo, para que se mantenha constância dos cumprimentos dos deveres, zelando pela ordem, moral e a ética deste Sacro Colégio Cardinalício, DECRETO a EXONERAÇÃO de sua Eminência Reverendíssima, Dom Antônio Cardeal Llovera. Por: questionar e ir contra as decisões do Santo Padre, elevando suas opiniões a cima da sua obediência e fidelidade para com o Sumo Pontífice e a Igreja de Cristo; o mesmo não sendo transparente e neste momento se auto colocando como um indivíduo duvidoso, em determinada situação em que se apresentou com pré-conceitos sobre condições -o Santo Padre, este decanato juntamente do Sacro Colégio, ressalta os perigos do "ser puritano" e as heresias ao longo da história da Igreja formalizadas por pessoas e grupos que pensavam somente nas condições, para que: fosse ministrado algo ou mérito de e para algum encargo-.
Sua Santidade e o Sacro Colégio Cardinalício, expressa por meio desta sua imensa gratidão aos serviços prestados até o presente momento, conte com nossas orações.
Datum Romae apud Decanatum Sacro Collegio Cardinalium, die XIV mensis februarii, anno Domini MMXXII, sub corona Benedicti, Pontificis Maximi.