DOM GREGÓRIO ANDREOLLI CARDEAL MAGNUS
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos
(Reedição do Documento, reafirmando tudo o que foi nos colocado sobre a sagrada liturgia)
Com o passar do tempo, alguns documentos tem caído no "esquecimento" e com falta de conhecimento, de alguns detalhes que a sagrada liturgia tem a nos ensinar e nos instruir para assim servirmos melhor ao altar do senhor.
"Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos." (Deuteronômio 6:6-7)
Que o culto divino possa ajuda-los e instruí-los como um pai, que corrigi o filho pelo seu bem e em prol do seu crescimento.
EVANGELIÁRIO
1. É um livro litúrgico SOLENE, e, por isso, seu uso seja restrito às missas igualmente solenes: Domingos, solenidades, festas ou grandes eventos que requerem maior solenidade (como uma posse paroquial ou arquiepiscopal, ordenações, etc.).
2. O Evangeliário, quando usado, sempre é deposto no ALTAR, ao início da Celebração. Após a proclamação do Evangelho e da bênção com o evangeliário, ele permanece no ambão até o final da Santa Missa.
3. A bênção com o Evangeliário é sempre dada pelo PRESIDENTE da celebração, após beijá-lo.
4. Em missas feriais (dias de semana em que não se celebra nenhum santo) se use o Lecionário, somente. NÃO SE DAR A BÊNÇÃO COM O LECIONÁRIO, aquele que proclama dá o beijo no lecionário diga: "pelas palavras do Santo Evangelho sejam perdoados os nossos pecados", que autorizamos que seja dita em voz alta, neste caso. Mesmo em caso de missas papais quem proclama automaticamente dá o beijo.
BÊNÇÃOS PADRES E BISPOS
5. Padres abençoam com UMA cruz: "Em nome do Pai, e do Filho + e do Espírito Santo".
6. Bispos, por outro lado, abençoam com TRÊS cruzes: "Em nome do Pai + e do Filho + e do Espírito + Santo".
Quando se usar os folhetos ou missal, é colocada uma cruz, no caso do bispo o mesmo deve acrescentar no momento da bênção as 3 cruzes.
VÊNIAS e GENUFLEXÃO
7. Após se chegar ao presbitério, se houver Sacrário no CENTRO, se faz a GENUFLEXÃO sempre.
8. Caso o sacrário esteja em uma sala separada, se faça uma VÊNIA ao altar. Sempre antes de se proclamar leituras diante do ambão se deve fazer uma VÊNIA por ali ser a mesa da palavra.
9. Também convém que se façam vênia ao nome de Nossa Senhora durante a Oração Eucarística.
Dado e passado em Roma, no gabinete da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, no dia 15 de Fevereiro do ano da graça do Senhor de 2022.