DOM JOÃO CARDEAL SANTANA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
NÚNCIO APOSTÓLICO PARA O BRASIL E PARA A EUROPA
Desejo ao Santo Padre, o Papa Bento I, aos caríssimos irmãos do Colégio Cardinalício, e a todos que desta lerem, paz e bem da parte de Deus.
Durante 6 anos vivi intensamente o meu ministério sacerdotal, buscando cada dia mais, configurar-me a Nosso Senhor, no serviço a sua Igreja, e muitas foram as tristezas durante esses anos, porém maiores foram as alegrias, hoje o que fica é o sentimento de eterna gratidão, por tantas amizades e ensinamentos!
Sabemos que a messe é grande, e são poucos os operários, mas hoje vejo, que todo o esforço feito nesses anos, valeram a pena, pois apesar de poucos, os operários são muito fiéis no trabalho de evangelização, e santificação dos povos...
Com minha experiência de vida, aprendi a reconhecer as minhas limitações, e aceitar com resignação os obstáculos colocados nos meus caminho, portanto vejo-me impossibilitado de continuar minha missão nessa messe, o fardo já tornou-se pesado, e não possuo mais forças para carrega-lo.
Contudo, entre essas linhas, venho solicitar ao Santo Padre, que me conceda a dispensa do uso das ordens, tal como o rebaixamento ao estado laical.
Agradeço imensamente a acolhida que recebi de Vossa Santidade, e tudo o que vivi no clero durante esses últimos tempos, carregarei cada momento e cada irmão no meu coração, e com mais intensidade, nas minhas orações.
Brasil, dia 07 de fevereiro de 2022
+ Frei João Santana
Núncio Apostólico para o Brasil