BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
BREVE APOSTÓLICO
''SUMMUS PONTIFEX''
DO SANTO PADRE, O PAPA
BENEDICTVS
DO TRATAMENTO, REVERÊNCIA E RESPEITO AO SUMO PONTÍFICE
Historicamente os Santos Padres são aqueles pelos quais estão responsáveis, por desígnio divino, pela sucessão de Pedro, pelo qual Cristo edificou a Sua Igreja. O Papa além de Bispo de Roma é o Chefe Visível da Igreja responsável por congregar em si a unidade da catolicidade no mundo.
Durante os séculos, o Papado recebeu singular destaque tendo como principal objetivo a expansão da Igreja e da propagação da fé católica. Deste modo, todos esses benefícios foram de grande valia na missão evangélica da Igreja. A Igreja reconhece no Pontífice, a ponte pela qual o povo de Deus pode se aproximar mais intimamente do Senhor por meio da Igreja.
Dessarte, nós, imbuídos da obrigatoriedade de preservar os costumes e as tradições da Igreja e esperançosos por restaurar em toda a Igreja o respeito necessário para com a figura do Sumo Pontífice como outrora vivenciamos na história gloriosa dos papados da Igreja virtual, decidimos por bem impor novamente a obrigatoriedade dos seguintes costumes:
- Restaura-se o costume de pedir a bênção e oscular o Anel Petrino do Sumo Pontífice de joelhos;
- Restaura-se o costume de fazer a vênia ou reverência ao dizer o nome do Sumo Pontífice na Oração Eucarística da Missa;
Jubilosos por restaurar pequenos gestos concretos em que o próprio Cristo é glorificado e honrado por meio de Sua Santa Igreja, despedimo-nos invocando sobre vós a Pia Bênção Apostólica, suplicando ainda a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria e do Bem-Aventurado Pedro, Apóstolo do Senhor do qual sucedemos.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 20 dias do mês de Fevereiro do ano de 2022, segundo do nosso Pontificado.
+ Benedictvs Pp.
Pontifex Maximvs
+ Gabriel de Orleans e Bragança
Praefectvs Pontificalis Domvs