Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Bula de Nomeação Episcopal | Monsenhor Jorge Oliveira

 

BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI

Ao estimado filho, Mons. Jorge Oliveira
até aqui presbítero incardinado na Arquidiocese de São Salvador, 
nomeado bispo auxiliar da mesma Igreja Particular, saúde e bênção apostólica.

    Recorrendo ao diligente empenho por todas e cada uma das comunidades dispersas por toda parte, desejamos nós suprirmos as necessidades da Arquidiocese de São Salvador na Bahia, cuja o nosso querido irmão, Dom Miguel Card. Dolezzio solicitou um pastor que possa o auxiliar no resguardo do rebanho a ele confiado. Em comunhão com a Pref. da Congregação para os Bispos, na pessoa de Dom Gabriel Card. Giovanelli, que analisou os candidatos indicados, observando o exímio trabalho do referido em aspectos pastorais e teologais vemos que cumpriria com grande solicitude a missão de pastorear as necessidades que o apostolado de evangelização tanto necessita. 

    Sabendo excelentemente que para este ofício os mais qualificados são aqueles mais dotados não só pelas virtudes, mas também pelo zelo pastoral, pensamos em ti, filho querido, para coadjuvar aquela comunidade arquidiocesana.

    Portando, completando o conselho da Congregação para os Bispos, usando do nosso poder e autoridade apostólica, enviamos-lhe, por estas letras, para a Igreja Particular de São Salvador, e lhe credenciamos como bispo auxiliar daquela circunscrição eclesiástica que se estende ao Habblet Hotel, acrescentando os direitos e impondo obrigações correntes ao seu cargo, conforme os preceitos dos sagrados cânones.
    
    Assim, antes da ordenação episcopal, diante de qualquer antipetismo católico, faça a sua profissão de fé, e o juramento de fidelidade a nós e a nossos sucessores conforme as fórmulas estabelecidas, e as envie à correspondente congregação sob o costume e o sigilo preditas e devidamente assinadas. Receberá a Sagração, pelas mãos do S.E.E Cardeal Dolezzio, Arcebispo de Salvador, junto a seus auxiliares, sendo antes analisado as normas litúrgicas e o juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores.

    Por fim, querido filho, exorto-vos que tome cuidado com o grande perigo da soberba e da sedentia. Não se deixe levar pelos lobos vestidos de ovelha e com mitra na cabeça, mas trabalhe segundo o coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde sua vontade sempre deverá ser cumprida. Cumpra esta tua missão com todo o zelo e amor necessários, amparados pela sagrada escritura que diz: ''Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também.'' (cf. Jo 10,16).

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no dia 05 do mês de janeiro, no ano do Senhor de 2022, na memória litúrgica de Santa Tarsila, primeiro do nosso pontificado.

  + Benedictvs Pp. 
Sumo Pontífice

Eu subscrevi e assinei;  
 + D. Gabriel Card. Giovanelli  
      Pref. Congregatio pro Episcopis