DOM MIGUEL MARIA CARDEAL DOLEZZIO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SALVADOR
PRIMAZ DO BRASIL
MEMBRO DO PONTIFÍCIO CONSELHO ECCLESIA DEI
A todos os que este DECRETO virem,
saudação e bênção da parte de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Não é surpresa para ninguém que o Monsenhor Leonardo D'ella Osto, que na última semana foi excardinado das arquidioceses de São Paulo e Salvador, vem apresentando um comportamento não conveniente com o ministério sacerdotal, tais como atitudes de cunho impróprio para um membro da hierarquia eclesial. Mesmo após a sua expulsão do Brasil, quando recebeu uma segunda chance, não procurou melhorar sua conduta, tendo atitudes piores do que antes.
Diante dessa situação triste e vergonhosa para a Santa Igreja Romana, eu, Dom Miguel Cardeal Dolezzio, em comunhão com o Sacro Colégio Cardinalício e profunda fidelidade ao Santo Padre, o Papa Bento, decreto a suspensão do Monsenhor D'Osto, tornando ilícitas as celebrações dos sacramentos presididas ou concelebradas pelo referido.
Este documento seja enviado e lido em todas as comunidades, paróquias e arquidioceses onde o mencionado já trabalhou. Uma cópia será direcionada à Nunciatura Apostólica no Brasil que transmitirá a notícia aos demais clérigos naturais e/ou residentes na Diocese de Roma. Tal opúsculo será ainda lido perante todos os cardeais do Colégio no próximo consistório ordinário.
Certo de que tais determinações serão observadas e da compreensão dos veneráveis irmãos, despeço-me invocando as bênçãos de Deus sobre o todos os clérigos de nossa Santa Mãe Igreja, para que exerçam seu ministério com amor e humildade, seguindo o exemplo de Jesus, o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas.
Dado em Roma, aos 14 dias do mês de dezembro de 2021, III Domingo do Advento.
+ MIGUEL Card. DOLEZZIO
Integrante do Pontíficio Conselho Ecclesia Dei