Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Câmara Apostólica | Decreto acerca da situação canônica da Diocese de Madrid no Habbo Espanhol

DOM MIGUEL CARDEAL DOLEZZIO
PER MISERICORDIAM DEI ET APOSTOLIC SEDIS
CARDINALIS-EPISCOPUS DI FRASCATTI

“Parai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem: buscai o direito, 
socorrei o oprimido, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva. 
Então, sim, podemos discutir” (Is 1,16b-18a).

A Câmara Apostólica, reafirma, com veemência, seu compromisso em ensinar, com clareza a intocável harmonia e cooperação entre o Episcopado. Portanto, vimos a necessidade de posicionarmos sobre a situação canônica da Diocese de Madrid. 

A unidade necessária à Igreja, no cumprimento de sua missão evangelizadora que é tornar o Reino de Deus presente no mundo, considerando todas as dimensões da vida humana e da Casa Comum. É urgente, sim, nestes tempos difíceis em que vivemos, agravados seriamente pelas cismas e golpes, que trabalhemos verdadeiramente em comunhão, sempre abertos ao diálogo. Portanto, buscar soluções para os problemas da Diocese de Madrid fora da institucionalidade do Direito Canônico e em confronto com o Sumo Pontífice, coloca em risco a integridade da comunhão e da fé. Nessa perspectiva, não são toleráveis as manifestações que atentam contra a Santa Igreja, assim como não é tolerável que qualquer autoridade eclesial viole os preceitos da fé e despreze a vida. 

Recebemos com estranheza e indignação os acontecimentos na província mencionada. A solução dos problemas afeitos à comunhão, através deste, ESTABELECEMOS o FECHAMENTO da Diocese de Madrid, gerada através da Constituição Apostólica Ad Bonum Spirituale Fidelium. Espera-se dos prelados espanhóis, missionários do Evangelho de Jesus Cristo, a devida comunhão com o Santo Padre, o Papa Bento. Reiteramos os senhores bispos e padres a se libertarem dos vírus mortais da discórdia, da violência, do ódio e a se engajarem no único confronto que a todos nos interessa nesse momento: a difusão da Fé Católica e a defesa da vida, especialmente a dos mais pobres e vulneráveis.

O cuidado é fundamental para a garantia da Fé em sua plenitude. Na perspectiva da Doutrina Social da Igreja, todos nós estamos a serviço da vida. Sob a proteção da Imaculada Conceição, Padroeira da Espanha, mãe discípula de Jesus, irmã na luta empenhada por justiça e paz e pela comunhão plena, onde deve prevalecer o bem comum e a dignidade de cada pessoa, como partícipe da construção de uma nova Igreja marcada pela solidariedade.

        In corde Iesus semper,
Roma, 26 de novembro de 2021.

+ MIGUEL CARD. DOLEZZIO
Carmelengo