Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Bula de Nomeação Episcopal | Mons. Elcy Arboitte


BENEDICTUS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI

A todos que a esta lerem, 
paz e benção da parte de Deus, nosso Senhor.

Cristo, Filho consubstancial ao Pai, é constituído sacerdote da Nova Aliança segundo a ordem de Melquisedec: portanto, também Ele é chamado ao sacerdócio. É o Pai que «chama» o próprio Filho – Filho por Ele gerado num acto de amor eterno – , para que «entre no mundo» (cf. Heb 10, 5) e Se faça homem. Quer que o seu Filho unigénito, encarnando-Se, Se torne «sacerdote para sempre»: o único sacerdote da nova e eterna Aliança. Na vocação do Filho ao sacerdócio, exprime-se a profundidade do mistério trinitário. Na verdade, só o Filho –  o Verbo do Pai, no qual e pelo qual tudo foi criado –  pode incessantemente oferecer em sacrifício ao Pai a criação, confirmando que tudo quanto foi criado provém do Pai e deve tornar-se uma oferta de louvor ao Criador. Deste modo, o mistério do sacerdócio encontra o seu início na Trindade e, ao mesmo tempo, é consequência da Encarnação. Fazendo-Se homem, o Filho unigénito e eterno do Pai nasce de uma mulher, entra na ordem da criação e torna-Se assim sacerdote, o único e eterno sacerdote.¹

A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconado. Instituído para anunciar a Palavra de Deus e para restabelecer a comunhão com Deus pelos sacrifícios e a oração, aquele sacerdócio é, no entanto, impotente para operar a salvação, precisando de repetir sem cessar os sacrifícios, sem poder alcançar uma santificação definitiva  a qual só o sacrifício de Cristo havia de conseguir. Pelo ministério ordenado, especialmente dos bispos e padres, a presença de Cristo como cabeça da Igreja torna-se visível no meio da comunidade dos crentes. Segundo a bela expressão de Santo Inácio de Antioquia, o bispo é týpos toû Patrós, como que a imagem viva de Deus Pai.²

Mons. Elcy, desde seu diaconato, manifestou notáveis sinais de grande zelo pela liturgia, perseverança no trabalho evangelizador e total reverência em sinal de obediência aos seus superiores. E, até mesmo antes de se tornar membro do Corpo Místico de Cristo, ainda como militar, trabalhou árduamente na Capelania de Santo Expedito, regenciada por D. Tomás, na época. De Roma, foi visto por mim e pelos eminentíssimos cardeais da Cúria, que tu, dileto filho, é capacitado ao encargo de epíscopo da Santa Sé, tendo todos os dotes necessários para este grau da Ordem. Por isso, nomeio-te epíscopo da Santa Igreja Romana, incardinado a Diocese de Roma dando continuidade aos seus serviços junto a mim, Romano Pontífice, juntamente com o Sacro Colégio dos Cardeais. Sua ordenação darar-se-à em Roma, num dia e horário a ser marcado, onde deverá receber de Sua Eminência Reverendíssima Dom Antônio Card. Llovera, Legado Papal para esta celebração, a sua Sagração Episcopal.

Dado e passado em Roma, aos dezoitos dias do mês de Novembro, do Ano Santo da Misericórdia de Nosso Senhor de 2021, primeiro de nosso pontificado.

+
PONTIFEX MAXIMUS


Eu o subscrevi,