Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Bula de Nomeação | Arcebispado de Salvador

BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI

Ao eminentíssimo purpurado Dom Miguel Dolezzio, até aqui Carmelengo da Câmara Apostólica e Secretário de Estado da Cidade do Vaticano, destinado Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, saudação e bênção apostólica.

É obra magnânima que incumbe aos pastores que a verdadeira fé seja sempre a luz e a fortaleza dos homens. Por isso, afetuosamente nos ocuparemos agora da Igreja de São Salvador, cuja Sé estava vacante. A Nunciatura Apostólica do Brasil pediu à Sé Apostólica um pastor, em virtude das necessidades pastorais da comunidade recém criada. Deste modo, atendendo com prazer às suas convenientes preces, pensamos em te destinar, dileto Filho, para satisfazer o importante encargo para o qual tu sobressais singularmente pela perícia em questões pastorais, pela piedade, sã doutrina, prudência e caridade. 

Portanto, pela plenitude de Nosso Poder Apostólico, aceitando a deliberação da Congregação para os Bispos, nomeamos-te constituímos-te Arcebispo de São Salvador da Bahia de Todos os Santos no Brasil. No que tange à tua posse, podes recebê-la desde que se observem as normas litúrgicas. Por outro lado, dileto Filho, este múnus sagrado que te confiamos, te exortamos à fiel cooperação com o teu povo e a pôr a máxima confiança em Deus, certos de que “nem a morte nem a vida, e nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 8,39).

Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 29 do mês de novembro, no ano do Senhor 2021, primeiro do Nosso Pontificado.

+ Benedictvs Pp. 
Sumo Pontífice

________________________

CURRICULUM VITAE

Cardeal Dom Miguel Dolezzio é o 1º arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. Ele era Carmelengo da Câmara Apostólica e Secretário de Estado da Cidade do Vaticano.

No dia 16 de setembro de 2018, o Papa Paulo III o nomeou bispo-auxiliar de São Paulo, no habblive. Recebeu a ordenação episcopal no dia 18 de setembro daquele ano, das mãos de Dom Olavo Arns Cardeal Scherer, Arcebispo de São Paulo. Dom Miguel passou pela Arquidiocese de Salvador, Olinda e Recife, Rio de Janeiro Porto Alegre e também esteve no projeto de ereção da Prelazia do Xingu.

O costume de abordar política nos discursos é recorrente. "Ainda há muito a ideia de que política é coisa suja, de que política não é para nós, de que política e religião não tem nada a ver, e tem tudo a ver. Deus quando libertou o povo do Egito foi um grandíssimo político. Deus enfrentou o Faraó por uma questão política. Um povo marginalizado, escravizado no Egito e Deus promete uma vida e uma terra nova. Imagina se isso não é político", disse o clérigo em 2019, quando era arcebispo de Olinda e Recife.